SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Crescimento e qualidade de mudas de pinheiro brasileiro em função de tipos e volumes de recipienteEfeito do silício no conteúdo de proteína e lignina em duas especies anuais de flores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

BOLOGNA, Paula  e  STANCANELLI, Santiago. Influência do volume do recipiente na produção de rizomas em Seemannia (Gesneriaceae). Ornam. Hortic. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.287-292.  Epub 28-Out-2019. ISSN 2447-536X.  https://doi.org/10.1590/2447-536x.v25i3.2045.

Seemannia Regel pertence à família Gesnereacieae. É uma planta perene herbácea com flores coloridas e brilhantes que produz rizomas escamosas carnudas com gemas dormentes axilares. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do volume do recipiente na produção e na qualidade dos rizomas. Foram utilizadas plantas de um híbrido selecionado de Seemnania. Três volumes de recipientes foram testados: v1 de 1 L, v2 de 1,5 L e v3 de 2 L. As plantas foram cultivadas nos recipientes seguindo o manejo convencional. Foram registrados a massa seca, a produção (número e peso de rizomas) e qualidade dos rizomas. Os rizomas foram classificados em quatro categorias de qualidade (A, B, C, D) de acordo com o comprimento, a largura e o número de escalas. Todos os dados foram analisados estatisticamente. A massa seca, o peso e o número do rizoma aumentaram à medida que o volume do recipiente aumentou. Para o recipiente v3 foram registrados os maiores valores para esses três parâmetros. Quanto maior o volume do recipiente, maior foi o desenvolvimento da massa vegetativa e consequentemente, o número e o peso dos rizomas foram maiores. Em relação à qualidade dos rizomas, para os tratamentos v1 e v3 foram registrados o maior número de rizomas A (o tamanho maior) em comparação ao tratamento v2. O conhecimento da qualidade do rizoma pode ser útil para os produtores, a fim de selecionar o melhor tamanho para uma boa produção. O tratamento v3 registrou o maior número de rizomas A, considerado de boa qualidade, pois possui o maior tamanho com mais escamas e portanto com mais propágulos.

Palavras-chave : Seemannia; escalas; ornamental; qualidade; propágulos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )