SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Qualidade da luz e ácido indolbutírico no enraizamento in vitro de lavandaCaracterização do potencial de gramíneas nativas para uso como gramados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ornamental Horticulture

versão On-line ISSN 2447-536X

Resumo

OWOLABI, Christiana Olusola; OGUNSAJO, Oluwole Olawale; BODUNDE, Jacob Goke  e  OLUBODE, Olusegun Olufemi. Avaliação de paisagens projetadas e suas práticas de gestão em capitais selecionadas da Nigéria. Ornam. Hortic. [online]. 2020, vol.26, n.1, pp.95-108.  Epub 11-Maio-2020. ISSN 2447-536X.  http://dx.doi.org/10.1590/2447-536x.v26i1.2055.

As práticas paisagísticas e o envolvimento dos negócios têm grande potencial para elevar o status de uma cidade a desenvolvida, subdesenvolvida ou em desenvolvimento. Entre os benefícios, estão o valor agregado ao estilo de vida, a melhoria do estado de saúde por meio da diminuição do estresse e do desenvolvimento de uma economia dinâmica através do fluxo financeiro advindo da oferta de oportunidades de trabalho e pagamento aos proprietários de jardins pelos serviços de relaxamento prestados. Foi realizado um estudo para avaliar o potencial das práticas paisagísticas e o status de cidades selecionadas nos diferentes eixos geopolíticos da Nigéria. As cidades avaliadas incluíram Abuja, Benin City, Ibadan, Lagos e Calabar. A avaliação foi feita com o auxílio de questionário estruturado que abrangeu a demografia, a finalidade do paisagismo, os tipos de materiais e rotinas de manutenção. Os dados coletados foram analisados por meio do Statistical Package for the Social Science (SPSS). Os resultados mostraram que a maioria das pessoas envolvidas em negócios da paisagem tinha educação superior, eram homens e jovens. Os objetivos específicos para o estabelecimento de paisagens para a cidade variavam somente pela estética, recreação, centros de relaxamento e centros comerciais e de lazer. As propriedades paisagísticas que incluíam propriedades privadas/públicas, centros de recreação, parques/jardins e escolas variavam em tamanhos de pequenos a vários hectares. Cidades selecionadas em diferentes graus de potenciais de práticas paisagísticas precisam de uma campanha de conscientização para melhorar o desenvolvimento do potencial da cidade. Concluindo, os prósperos negócios da paisagem melhoraram os meios de subsistência dos moradores da cidade por meio de oportunidades de emprego, promoção de empresas privadas e aumentaram o conhecimento das habilidades nas práticas da paisagem.

Palavras-chave : Nigeria; avaliação da cidade; práticas paisagísticas; manutenção paisagística; potencial de recreação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )