SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27COMPORTAMENTO TÁTICO EM PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO TÁTICO E DA SUPERIORIDADE NUMÉRICACONTRIBUIÇÕES DA COMPETIÇÃO DE TÊNIS NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE CRIANÇAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

SANTOS, Wagner dos et al. A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM OS SABERES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. J. Phys. Educ. [online]. 2016, vol.27, e2737.  Epub 02-Fev-2017. ISSN 2448-2455.  https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2737.

A pesquisa objetiva compreender a relação que os alunos estabelecem com os saberes aprendidos na Educação Física escolar e suas implicações para a constituição da especificidade desse componente curricular. Do tipo narrativa, define como colaboradores alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Vitória - 30 discentes do 6º ano e 25 do 9º ano. Possui como instrumentos para produção de dados: desenhos, explicações sobre os desenhos, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. Pelo fato de a Educação Física ser uma disciplina que trabalha com as experiências e práticas corporais, os alunos tendem a associar o aprendizado dos conteúdos à ludicidade e ao prazer. Para compreender essa associação, analisam-se os processos de escolarização e a inserção da Educação Física nesse contexto.

Palavras-chave : Educação física; Narrativas; Estudantes..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )