SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM OS SABERES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAANÁLISE DO DESEMPENHO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE PRIMEIRA DIVISÃO ENTRE 2003 E 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

GONCALVES, Gabriel Henrique Treter; KLERING, Roberto Tierling; AIRES, Hannah  e  BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. CONTRIBUIÇÕES DA COMPETIÇÃO DE TÊNIS NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE CRIANÇAS. J. Phys. Educ. [online]. 2016, vol.27, e2738.  Epub 02-Fev-2017. ISSN 2448-2455.  https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2738.

Este estudo trata da competição de tênis infantil e sua relação com a educação e formação de crianças. O estudo se justifica pelo fato do tênis ser um esporte que culturalmente valoriza aspectos morais e éticos e por ter recentemente alterado suas regras para competições infantis. O objetivo geral do estudo é descrever e explorar o atual modelo competitivo de tênis das categorias até 10 anos quanto aos seus aspectos educativos e de formação pessoal, segundo a opinião de especialistas. Foram entrevistados onze treinadores de tênis com experiência na área e os resultados indicaram uma importante evolução com relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, algumas adequações ainda parecem necessárias. As principais seriam: novas modalidades competitivas, tornando o esporte mais inclusivo e educativo; maior valorização do empenho, consequentemente menor foco no resultado; e maior número de participações competitivas, podendo-se alterar formatos competitivos e calendário.

Palavras-chave : Tênis; Esporte; Educação..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )