SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28DELAY ON GAIT PATTERNS ON DOWN SYNDROME CHILDRENSPORTS CULTURE AND THE SCHOOL OLYMPICS IN THE GREAT PRESS OF THE STATE OF ESPÍRITO SANTO (1946-1954) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Physical Education

On-line version ISSN 2448-2455

Abstract

CLAUMANN, Gaia Salvador et al. QUALIDADE DE VIDA EM ACADÊMICOS INGRESSANTES EM CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. J. Phys. Educ. [online]. 2017, vol.28, e2824.  Epub Aug 24, 2017. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2824.

Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida de acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física e compará-la entre os sexos, cursos, status do peso, imagem corporal e níveis de atividade física dos participantes. Participaram 198 acadêmicos (Bacharelado= 104 e Licenciatura= 94), com média de idade de 20,6 (4,6) anos. Os participantes responderam a um questionário sobre sexo, idade, massa corporal e estatura (para cálculo do IMC e classificação do status do peso), imagem corporal (escala de silhuetas), nível de atividade física (IPAQ curto) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref). A média da qualidade de vida geral foi de 74,9 pontos. Verificou-se melhor qualidade de vida nos domínios físico e social e pior no ambiental. Observaram-se diferenças na qualidade de vida geral e nos domínios físico, psicológico e social entre as categorias da imagem corporal. Houve diferença também na qualidade de vida geral e nos domínios físico e ambiental entre os níveis de atividade física. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram boa qualidade de vida. Comparados aos seus pares, os insatisfeitos com sua imagem corporal tinham qualidade de vida inferior e os ativos fisicamente, superior. Não houve diferenças na qualidade de vida entre os sexos, cursos ou status do peso.

Keywords : Estudantes; Educação física; Qualidade de vida; Imagem corporal; Atividade física..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )