SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29VARIABILITY AND RELIABILITY OF GAIT KINEMATIC PARAMETERS AFTER CONTROLLED TRIPPING IN OLDER ADULTS: A PRELIMINARY STUDYHEALTH-RELATED PHYSICAL FITNESS AMONG UNDERGRADUATE STUDENTS IN PHYSICAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Physical Education

On-line version ISSN 2448-2455

Abstract

LIMA, Luana Riris Maciel de; FREITAS, Rodrigo Pegado de Abreu; SILVA, Layla Rafaela Dantas  and  MEDEIROS, Anna Cecília Queiroz de. ESTIMATIVA DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL A PARTIR DE MEDIDAS AUTORREFERIDAS: QUAL A VALIDADE?. J. Phys. Educ. [online]. 2018, vol.29, e2907.  Epub May 24, 2018. ISSN 2448-2455.  https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2907.

O objetivo do estudo foi avaliar a utilização de medidas autorreferidas para calcular o índice de massa corporal (IMC) e estado nutricional. Foi realizado um estudo quantitativo transversal com amostra constituída de 1000 estudantes avaliados quanto ao peso corporal e estatura de modo mensurado pelos avaliadores e uma segunda medida informada pelos participantes. Foi identificada uma propensão a subestimação do peso corporal em 0,3 kg e superestimação da estatura em 1,0 cm, o que resultou em um IMC informado (IMC-i) menor que o IMC mensurado (IMC-M) (p < 0,001; r = 0,34). A confiabilidade do IMC-i, quanto à concordância com o IMC-M foi considerada muito alta. A avaliação do estado nutricional segundo o IMC-i resultou em um incremento do percentual de eutróficos (+ 2,3%) e diminuição de obesos (-3,2%), sendo maiores em homens (- 6,1%). Houve mudança na classificação do estado nutricional de 14,5% dos participantes quando avaliados a partir do IMC-i. Conclui-se que há boa concordância entre o IMC-i e IMC-M, porém, os resultados sugerem cautela em seu uso de forma isolada ou como uma variável contínua, parecendo ser mais adequada a utilização da informação categorizada, enquanto classificação de estado nutricional.

Keywords : Antropometria; Estudos de validação; Estado nutricional..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )