SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29EDUCAÇÃO DO CORPO, MODERNIDADE E OS SALESIANOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS NO INÍCIO DO SÉCULO XXANÁLISE TÉCNICO-TÁTICA OFENSIVA DE EQUIPES FINALISTAS DA NBA: UM ESTUDO DE CASO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

LARA, Larissa Michelle; STAREPRAVO, Fernando Augusto; MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro de  e  SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. QUALIDADE NA EDUCAÇÃO/EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR LATINO-AMERICANA: ENCONTRO DE VOZES NADA DISSONANTES. J. Phys. Educ. [online]. 2018, vol.29, e2929.  Epub 07-Jun-2018. ISSN 2448-2455.  https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2929.

Este estudo problematiza o entendimento de qualidade na educação/educação física escolar a partir da interlocução com pesquisadores ligados a universidades públicas em países da América Latina. Para tanto, foram realizadas incursões pela literatura acerca do tema, bem como coleta de dados via questionário online, respondido por sete pesquisadores de Instituições de Ensino Superior na Argentina, no Chile e na Colômbia diretamente ligados a questões da formação para a docência. Concluiu-se que os discursos dos interlocutores latino-americanos aproximam-se quanto ao entendimento de uma qualidade na educação/educação física escolar que não fragmente o sujeito em sua relação com o mundo, mas que o valorize em sua diversidade, corporalidade e autonomia, distanciando-se de abordagens mercadológicas que trazem a qualidade na forma de testes, competição e supremacia de uns em relação aos outros.

Palavras-chave : Qualidade; Educação; Educação física; Escola..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )