SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29ASSOCIAÇÃO ENTRE A PRÁTICA INSUFICIENTE DE EXERCÍCIO FÍSICO, CAMINHADA E OUTRAS MODALIDADES EM IDOSOS SAUDÁVEISFREQUÊNCIA E DURAÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE DISCENTES E SERVIDORES UNIVERSITÁRIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Journal of Physical Education

versão On-line ISSN 2448-2455

Resumo

PAULA, Sayonara Cunha de et al. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM ALUNOS DE SETE UNIVERSIDADES FEDERAIS. J. Phys. Educ. [online]. 2018, vol.29, e2957.  Epub 01-Abr-2019. ISSN 2448-2455.  http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2957.

Analisa as práticas avaliativas vivenciadas por 45 alunos de sete universidades federais brasileiras, nas aulas de Educação Física da educação básica. Caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória e utiliza, como instrumento para a produção de dados, um questionário semiestruturado e entrevistas coletivas narrativas, ambos realizados com 45 alunos de sete universidades federais brasileiras. Os resultados acenam para o uso de instrumentos avaliativos que são expressos por meio da linguagem escrita e verbal; e no fazer com as práticas corporais. A articulação entre essas diferentes formas de avaliar demonstra que é possível abranger a complexidade dos conhecimentos ensinados e aprendidos na Educação Física, assim como a relação que os alunos estabelecem com os saberes específicos desse componente curricular.

Palavras-chave : Avaliação; Narrativas; Formação inicial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )