SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2“I gave birth to him and he gave me my life”: study of occupational transition linked to motherhood of two women with mental disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

REIS, Stéphany Conceição Correia Alves Guedes  and  LOPES, Roseli Esquerdo. O início da trajetória de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil: o que contam os(as) docentes pioneiros(as) sobre a criação dos primeiros cursos. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.255-270. ISSN 2526-8910.  https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1154.

Durante a década de 1950, foram sendo estruturados os primeiros cursos técnicos de terapia ocupacional no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. De certa forma, a criação desses cursos foi incentivada pela grande mobilização internacional em torno da expansão da área de reabilitação pelo mundo. Nas décadas seguintes, outros cursos foram sendo fundados em vários Estados brasileiros, e, paralelamente à fundação deles, a profissão foi se estruturando no país, inclusive após a aprovação de algumas legislações que garantiram parâmetros de qualidade acadêmicos para formação de terapeutas ocupacionais. Em 1983, a publicação de uma resolução que reviu as bases do currículo mínimo nacional para a formação na área e que exigiu reformulações importantes no âmbito dos cursos existentes - e nos que viriam a existir - foi o ponto de confirmação do efetivo início da institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil. Este artigo decorre de uma pesquisa que teve como objetivo descrever a trajetória de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil, com foco na criação do primeiro curso em 1956 e daqueles implantados até o ano de 1983, segundo a visão dos docentes pioneiros. Para tanto, trabalhou-se com o referencial teórico-metodológico da história oral, a partir do qual foram entrevistados os terapeutas ocupacionais, docentes pioneiros dos primeiros cursos, e construídos documentos oriundos de suas narrativas, que embasaram a trajetória dos cursos aqui apresentados.

Keywords : Ensino Superior; Formação Profissional; Terapia Ocupacional/História.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )