SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2The beginning of the trajectory of occupational therapy academic institutionalization in Brazil: what pioneer professors tell about the creation of the first coursesSchizophrenia, instrumental activities of daily living and executive functions: a qualitative multidimensional approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

DOMINGUEZ, Marta Maceira; RIVAS-QUARNETI, Natalia  and  GONZALO, Nuria García. “Eu o pari e ele me deu a vida”: estudo da transição ocupacional vinculada à maternidade de duas mulheres com transtorno mental. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.271-285. ISSN 2526-8910.  https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1156.

Introdução:

A quantidade de mulheres com transtorno mental que são mães está aumentando. A maternidade produz uma grande mudança na vida das mulheres, podendo gerar novas necessidades ocupacionais e constituindo um campo emergente para a terapia ocupacional.

Objetivo:

Identificar e descrever as necessidades ocupacionais vivenciadas durante a transição ocupacional vinculada à maternidade, segundo a perspectiva de duas mulheres com transtorno mental na Galícia, Espanha.

Método:

Pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, empregando técnicas conversacionais para a coleta de dados e análise temática.

Resultados:

“No dia a dia antes da mudança” e “Eu o pari e ele me deu a vida” são os temas que descrevem de forma transversal as necessidades ocupacionais vividas pelas participantes no seu processo de transição ocupacional vinculado à maternidade.

Conclusão:

A discussão é realizada em torno dos mediadores da transição ocupacional e da complexidade desta e contribui com uma visão crítica, compreendendo as experiências das participantes como uma a mais entre a diversidade que representa a maternidade. Conclui-se discutindo as implicações para a terapia ocupacional.

Keywords : Maternidade; Saúde Mental; Ocupação; Terapia Ocupacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )