SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Psychosocial teenage attention: the perception of CAPSij professionalsSociodemographic profile and quality of life of caregivers of people with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

DUTRA, Fabiana Caetano Martins Silva e; ROBERTO, Williane Martinho; COELHO, Bruna Lopes  and  ALMEIDA, Ricardo. Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.345-355. ISSN 2526-8910.  https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1143.

Introdução:

Hábitos cotidianos e envolvimento em ocupações podem trazer impactos para o meio ambiente, tanto em um contexto micro quanto em um macrossocial. Práticas educativas direcionadas a temas socioambientais têm um caráter formativo importante, com o objetivo de construir um novo modelo de hábitos sustentáveis.

Objetivo:

Este estudo analisou, a partir da percepção de participantes de projetos socioeducativos, se espaços de práticas sustentáveis mudam os hábitos cotidianos e o envolvimento em ocupações também sustentáveis.

Método:

Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas abertas com 10 integrantes de projetos de extensão universitária com foco em práticas sustentáveis. A análise de conteúdo evidenciou mudanças de hábitos cotidianos entre os participantes após se inserirem nos projetos.

Resultados:

Os relatos mostraram aprendizado e aquisição de novos conhecimentos, além de disseminação destes conhecimentos entre amigos e familiares. As pessoas entrevistadas apontaram barreiras para implementação de práticas sustentáveis, tais como pouco conhecimento sobre educação ambiental, ausência de espaços adequados para descarte do lixo, consumo exagerado e comodismo das pessoas e autoridades. Os participantes também confirmaram a importância da realização de projetos de extensão universitária para o próprio crescimento pessoal e profissional.

Conclusão:

Assim, os espaços de práticas sustentáveis tornaram-se um locus importante para aprendizado socioambiental e para mudanças cotidianas voltadas para hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Keywords : Terapia Ocupacional; Educação Ambiental; Educação Continuada; Desenvolvimento Sustentável; Hábitos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )