SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2The (re) invention of daily life in aging by corporate and integrative practices: possible choices, responsibilization and self-carePerceptions of people with osteogenesis imperfecta about the interventions of the occupational therapy and its possibilities of care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

FONSECA, Simoni Pires da; SANT’ANNA, Maria Madalena Moraes; CARDOSO, Paula Tatiana  and  TEDESCO, Solange Aparecida. Detalhamento e reflexões sobre a terapia ocupacional no processo de inclusão escolar. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.381-397. ISSN 2526-8910.  https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1203.

Introdução:

Estudos apontam para a efetividade de ações inclusivas relacionadas aos processos escolares, assim como a necessidade de formação especializada para terapeutas ocupacionais, capacitando-os para abordagens e ações colaborativas.

Objetivos:

Identificar ações desenvolvidas por terapeutas ocupacionais do Estado do Paraná no processo de inclusão escolar de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, e refletir sobre o contexto da educação inclusiva, a partir de perspectivas apresentadas.

Método:

Realizou-se levantamento de dados (survey), com a participação de 18 terapeutas ocupacionais. Aplicou-se questionário relacionado a inclusão escolar e atuação do profissional, com divulgação através de plataforma online e rede social. Submeteram-se os dados coletados à análise qualitativa, com análises exploratórias descritivas nas questões objetivas e de conteúdo, nas descritivas.

Resultados:

O principal envolvimento dos participantes com a inclusão escolar ocorre a partir de atendimento em ambiente clínico, porém 50% atendem, também, na escola regular. As principais formas de contribuição ocorrem através de avaliação, planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas a processos de inclusão, e de orientações às escolas. Destacam-se a participação da família e de outros profissionais envolvidos, em uma perspectiva colaborativa, e a falta de preparo da escola e dos professores para a efetivação dos processos de inclusão.

Conclusão:

Os resultados do estudo reafirmam a relevância da contribuição do terapeuta ocupacional para o enfrentamento dos desafios e a concretização da inclusão escolar. Enfatizam-se a necessidade de maior inserção destes profissionais na escola comum do ensino regular e a importância de ampliar as reflexões e problematizações em relação à construção de um sistema educacional mais democrático.

Keywords : Terapia Ocupacional; Inclusão; Educação Infantil; Educação Especial; Crianças com Necessidades Educacionais Especiais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )