SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Perceptions of people with osteogenesis imperfecta about the interventions of the occupational therapy and its possibilities of carePerception of work conditions and occupational stress among civil and military police officers of special operations units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

PERUZZOLO, Dani Laura; BARBOSA, Deise Maria  and  SOUZA, Ana Paula Ramos de. Terapia Ocupacional e o tratamento de bebês em intervenção precoce a partir de uma Hipótese de Funcionamento Psicomotor: estudo de caso único. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.409-421. ISSN 2526-8910.  http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1155.

Introdução:

Atuais pesquisas sobre intervenção precoce (IP) em bebês com risco ao desenvolvimento ‒ entre os quais, o prematuro ‒ convidam terapeutas à construção de novos tratamentos clínicos.

Objetivo:

Analisar a eficácia de uma Hipótese de Funcionamento Psicomotor (HFP) para tratamento de bebê prematuro.

Método:

Tem cunho qualitativo, longitudinal, clínico quase experimental, de estudo de caso único. Amostra deu-se por conveniência, sendo um bebê prematuro, com risco psíquico e de desenvolvimento, identificado pelos protocolos PREAUT e IRDIS. Foi tratado durante três meses em IP por terapeuta ocupacional, a partir de HFP. O tratamento foi filmado e registrado em diário de campo. Posteriormente analisado através da comparação entre objetivos propostos e resultados alcançados, destacando os efeitos da HFP.

Resultados:

O caso confirma que a irregularidade psicomotora pode ser compreendida como sintoma psicomotor e sua origem pode ser interpretada a partir de uma HFP. Considera a irregularidade de forma singular, como anúncio de como a criança constrói seu Esquema (EC) e Imagem Corporal (IC), a partir do laço com seus pais. Confirmou-se a eficácia do tratamento a partir de uma HFP, pois o sintoma psicomotor desapareceu (EC), dando espaço para aquisições psicomotoras e cognitivas, e para a ressignificação dos investimentos da mãe em seu bebê (IC). O EC é tomado como funcionamento motor e cognitivo, que anuncia o funcionamento psíquico relacionado a IC em elaboração.

Conclusão:

A HFP interpreta o processo psicomotor do bebê supondo como está se constituindo, de modo a permitir uma IP que possa transformar o sintoma psicomotor em gesto estruturante.

Keywords : Prematuro; Desempenho Psicomotor; Terapia Ocupacional; Fonoaudiologia; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )