SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Perception of work conditions and occupational stress among civil and military police officers of special operations unitsThe reach of occupational therapy in local development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

PASTORE, Marina Di Napoli. Processos de formação e cenários de ensino-aprendizagem: discussão sobre práticas em saúde e educação em serviço no curso de graduação em Terapia Ocupacional da FMUSP. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.431-441. ISSN 2526-8910.  https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1072.

Nas últimas décadas, tem-se discutido, em nível nacional, a formação dos estudantes nos cursos de graduação em saúde voltados para o Sistema Único de Saúde e, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, valorizando uma formação em percurso, em que se estimule a integração estudante-instituição-serviços-comunidade. O Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP tem se preocupado com essas questões, reorientando seu currículo e projeto político pedagógico a partir do preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área. O objetivo da pesquisa foi analisar, através das ementas das práticas e estágios, se o curso tem colocado suas convergências com alguns dos paradigmas da formação prática do estudante, com ampliações e implicações de seus cenários de ensino-aprendizagem. As metodologias utilizadas foram revisão da literatura e análise documental. O estudo descreve alguns aspectos das práticas em saúde e dos espaços de ensino-aprendizagem, analisando o conjunto de propostas de práticas e estágios do curso de graduação. Os resultados e discussão apontam para a preocupação de dialogar com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Sistema Único de Saúde, visando uma formação que seja ativa e contemple os princípios da humanização, integralidade, cuidado, alteridade e diversidade.

Keywords : Formação; Cenários de Ensino-Aprendizagem; Ensino em Saúde; Terapia Ocupacional; Integração Serviço-Comunidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )