SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Training process and teaching-learning scenarios: discussion on health practices and service education in Occupational Therapy degree course of FMUSPPhysical and social environment in the occupational therapeutic intervention process for elderly with Alzheimer’s disease and their caregivers: a systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

CORREIA, Ricardo Lopes. O alcance da terapia ocupacional no desenvolvimento local. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.443-462. ISSN 2526-8910.  https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1182.

Introdução:

As questões de vida local compreendem uma trama de significados produzidas cotidianamente, tomadas por processos econômico-sociais que constituem vulnerabilidades que ameaçam a coesão de redes de participação. Projetos em Desenvolvimento Local podem facilitar engajamentos participativos que levem em conta a colaboração entre sociedade civil e poder público para o enfrentamento dessas questões. Objetivo: Analisar o alcance da Terapia Ocupacional na orientação de projetos e ações em Desenvolvimento Local.

Método:

Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa em que foram resgatados documentos produzidos em um projeto de extensão universitária entre janeiro de 2011 e julho de 2015, no município de Itapeva, interior de São Paulo, e tratados sobre procedimentos de análise de conteúdo.

Resultados:

Foi extraída uma matriz socio-histórica que compreendeu quatro grandes dimensões de fundamentos em Terapia Ocupacional: cotidiano, atividades humanas, habilidades de mediação e projetos de vida coletiva, todas operadas pela metodologia de ensinagem em desenvolvimento local participativo.

Conclusão:

A Terapia Ocupacional pode alcançar, de forma direta, as estruturas e os funcionamentos políticos para o Desenvolvimento Local, por meio de processos que levem em conta a construção de redes de fazeres que mobilizem o engajamento participativo de agentes locais. Estes processos assentam-se nos fundamentos em Terapia Ocupacional, demonstrando contribuições para novas inserções de pesquisa e assistência.

Keywords : Comunidade; Desenvolvimento Local; Participação; Terapia Ocupacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )