SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Physical and social environment in the occupational therapeutic intervention process for elderly with Alzheimer’s disease and their caregivers: a systematic review of the literatureCreative strategies and homeless people: occupational therapy, art, culture and sensitive displacement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

On-line version ISSN 2526-8910

Abstract

GRADIM, Luma Carolina Câmara  and  PAIVA, Gisele. Modelos de órteses para membros superiores: uma revisão da literatura. Cad. Bras. Ter. Ocup. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.479-488. ISSN 2526-8910.  http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoar1174.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi fazer uma revisão de literatura por intermédio da seleção e análise de estudos clínicos que investigassem os modelos de órteses para membros superiores, mais especificamente os tipos utilizados pelos profissionais da terapia ocupacional e, assim, produzir uma visão ampliada dessa demanda de modelos de órteses na área da terapia ocupacional em reabilitação da mão e membros superiores em sujeitos adultos.

Método:

Este estudo caracterizou-se como uma revisão narrativa da literatura acompanhada de uma análise descritiva nas bases eletrônicas de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online / PubMed) e LILACS (Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe/BVS - Biblioteca Virtual em Saúde), com busca restrita ao período de janeiro de 2007 a janeiro de 2017.

Resultados:

Foram encontrados cinco artigos completos de trabalhos realizados por/com terapeutas ocupacionais, com enfoque em confecção e utilização de órteses na reabilitação de membros superiores.

Conclusão:

Os estudos envolvendo o uso de órteses para membros superiores possuem diferentes objetivos e métodos de utilização, bem como variados modelos e materiais para a confecção e fabricação do dispositivo, sendo que os fatores de interferência dessas decisões são o paciente, o tipo de lesão/condição clínica e a adaptação do usuário com relação àquele dispositivo de tecnologia assistiva.

Keywords : Aparelhos Ortopédicos; Deformidades da Mão; Reabilitação; Terapia Ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )