SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Pesquisa fronteiras da nova economia institucionalPercepção da vantagem competitiva dos clubes de futebol: um estudo por meio da resource based view (RBV) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RAUSP Management Journal

versão On-line ISSN 2531-0488

Resumo

DAMKE JUNIOR, Elói; GIMENEZ, Fernando Antonio Prado  e  DAMKE, Joice F. Wendling. Configurações Estratégicas e Desempenho: um Estudo em Micro e Pequenas Empresas Varejistas. RAUSP Manag. J. [online]. 2018, vol.53, n.1, pp.11-22. ISSN 2531-0488.  https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2017.12.005.

Um conjunto expressivo de estudos advogam a interdependência e complementariedade entre variáveis ambientais, estruturais, estratégicas e pessoais do estrategista na formação da estratégia. São raros os levantamentos que associam essas variáveis com desempenho de empresas de pequeno porte. Conjugando variáveis nessas dimensões, a pesquisa aqui apresentada objetivou verificar quais configurações estratégicas compostas pelo processo de desenvolvimento da estratégia, conteúdo da estratégia, atitude empreendedora, modo administrativo e incerteza ambiental percebida associaram-se ao desempenho de empresas de pequeno porte do varejo de vestuário. Dados levantados em survey com 228 empresas e investigados pela técnica de análise de clusters, revelaram dois grupos/clusters de empresas com configurações e níveis de desempenho distintos. Os resultados indicam a relação de interdependência de variáveis na explanação da heterogeneidade do desempenho organizacional.

Palavras-chave : Estratégia; Configurações; Desempenho; Pequenas empresas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )