SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Health professionals' barriers in the management, evaluation, and treatment of neonatal painIncidence of chest pain as a symptom of acute myocardial infarction in an urgent care unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

VIEIRA, Ana Shirley Maranhão et al. Validação de uma cartilha educativa para pessoas com dor crônica: EducaDor. BrJP [online]. 2019, vol.2, n.1, pp.39-43. ISSN 2595-3192.  https://doi.org/10.5935/2595-0118.20190008.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Ferramentas socioeducativas voltadas para a população com dor crônica podem auxiliar no conhecimento sobre mecanismos desencadeantes, crenças e atitudes frente à dor, que podem ser úteis no seu controle. Além de desenvolvê-las, se faz necessário avaliar se essas ferramentas são válidas para o uso terapêutico. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de validação de uma cartilha educativa para pessoas com dor crônica.

MÉTODOS:

Este estudo foi desenvolvido em três etapas: construção de questionários para avaliação da cartilha por pacientes e profissionais, entrevista e validação de conteúdo. A amostra consistiu de 60 pacientes com dor crônica e seis profissionais especializados no seu tratamento. Para validação, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo por itens considerando um escore maior ou igual a 80%.

RESULTADOS:

Todos os seis domínios avaliados na cartilha obtiveram escore do Índice de Validade de Conteúdo por itens maior que 80%. A taxa global do Índice de Validade de Conteúdo por itens dos domínios avaliados pelos pacientes foi de 88% enquanto que para os profissionais de saúde foi de 92%.

CONCLUSÃO:

A cartilha EducaDor mostrou-se válida para o uso na educação de pacientes com dor crônica.

Keywords : Dor crônica; Educação em saúde; Estudo de validação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )