SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Tratamento de reabilitação para dor em mulheres com câncer de mamaInstrumentos multidimensionais validados no Brasil para avaliação da dor na pessoa idosa: revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


BrJP

versão impressa ISSN 2595-0118versão On-line ISSN 2595-3192

Resumo

ARTIOLI, Dérrick Patrick  e  BERTOLINI, Gladson Ricardo Flor. Gha-sha: aplicação e seus resultados terapêuticos em condições dolorosas musculoesqueléticas. Revisão sistemática. BrJP [online]. 2019, vol.2, n.3, pp.284-288.  Epub 23-Set-2019. ISSN 2595-3192.  https://doi.org/10.5935/2595-0118.20190050.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Gua-sha é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste em raspar a pele com objeto de bordas lisas e arredondadas até o surgimento de petéquias. De uso doméstico na Ásia, é descrita como capaz de promover a melhora de uma série de afecções (ex. respiratórias, digestivas, febre e insônia), como a de quadros dolorosos. Contudo, há escassez de revisões sistemáticas a esse respeito na literatura ocidental, assim o objetivo deste estudo foi analisar a aplicação usual de Gua-sha e a qualidade metodológica dos estudos.

CONTEÚDO:

Foram consultadas as bases de dados PEDro, Pubmed, Scielo e LILACS, buscando por ensaios clínicos com as seguintes palavras chaves e índice booleano: Gua-sha AND pain; Scraping therapy AND pain (inglês, português e espanhol). Foram pré-selecionados 32 artigos, mas apenas 6 atenderam os critérios de inclusão (ensaio clínico, dor como um dos critérios de avaliação, quadros álgicos musculoesqueléticos). Os distúrbios registrados foram relacionados à coluna vertebral, com resposta superior em sua maioria ou semelhante ao grupo controle, sendo investigados em curto prazo (7-21 dias). A qualidade metodológica aponta para estudos moderados de acordo com a escala PEDro.

CONCLUSÃO:

Gua-sha é uma alternativa simples, de baixo custo, com efeitos estudados em curto prazo para tratamento de afecções envolvendo a coluna vertebral e áreas próximas, como intervenção única ou em associação. Sua prática já se encontra bem retratada, porém necessitando de estudos de alta qualidade metodológica e análise de seus efeitos também no esqueleto apendicular.

Palavras-chave : Dor; Fisioterapia; Medicina Tradicional Chinesa; Modalidades de fisioterapia; Reabilitação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )