SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Effect of transcutaneous electrical nerve stimulation and hypnosis on chronic low back painTranslation and cross-cultural adaptation of six short screening questions on biopsychosocial aspects of chronic pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

RODRIGUES, Ana Carolina et al. Fatores que influenciam a qualidade de vida em dor neuropática, musculoesquelética e oncológica. BrJP [online]. 2021, vol.4, n.1, pp.31-36.  Epub Mar 01, 2021. ISSN 2595-3192.  http://dx.doi.org/10.5935/2595-0118.20210011.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A prática clínica no tratamento da dor crônica é frequentemente deficiente ou ineficaz, seja pela subjetividade ou pela presença de fatores potencializadores. As dores crônicas mais comuns são a musculoesquelética, a neuropática e a oncológica. Este estudo teve como objetivo conhecer os aspectos que entremeiam o processo de dor e como tal condição interfere na qualidade de vida.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, transversal e exploratório que incluiu 44 pacientes, sendo 15 com dor musculoesquelética, 15 com dor oncológica e 14 com dor neuropática. Os dados foram coletados por meio de entrevista específica semiestruturada, autoavaliação e aplicação dos instrumentos: Escala Analógica Visual, Health-related Quality of Life Questionnaire, Morisky and Green Drug Treatment Adherence Test, Questionnaire for Diagnosis of Neuropathic Pain, Epworth Sleepiness Scale, Tampa Kinesiophobia Scale, Beck Anxiety Inventory e Beck Depression Inventory.

RESULTADOS:

A análise dos dados revelou baixa qualidade de vida para 61,36% dos pacientes, sendo mais grave para os portadores de dor neuropática. A associação da qualidade de vida com os fatores analisados foi estatisticamente significante quanto à adesão ao tratamento, nível de dor, sonolência, ansiedade e depressão. Os indivíduos com dor neuropática foram os mais afetados, exceto pela cinesiofobia, que teve maior ocorrência nos indivíduos com dor musculoesquelética.

CONCLUSÃO:

Os três tipos de dor diminuem consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes, sendo a redução mais evidente nos portadores de dor neuropática.

Keywords : Dor; Dor crônica; Dor do câncer; Dor musculoesquelética; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )