SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Editorial IIncidentalomas da tireóide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

On-line version ISSN 1677-9487

Arq Bras Endocrinol Metab vol.42 no.4 São Paulo Aug. 1998

https://doi.org/10.1590/S0004-27301998000400002 

EDITORIAL

 

Editorial II

 

 

Rosalinda Y. A. de Camargo; Eduardo Kiyoshi Tomimori

Unidade de Tireóide, Disciplina de Endocrinologia Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

 

 

A INDA EXISTEM MUITAS CONTROVÉRSIAS na avaliação e conduta frente aos nódulos tireóideos. Algumas dúvidas com as quais os clínicos freqüentemente se deparam são: quando indicar a punção aspirativa por agulha fina, deve-se puncionar todos os nódulos diagnosticados, o que fazer com os incidentalomas, quais nódulos devem ser encaminhados para tratamento cirúrgico e que tipo de cirurgia seria o mais indicado?

Com a finalidade de esclarecer essas e várias outras dúvidas com relação ao diagnóstico e tratamento das diversas lesões nodulares, organizamos um curso sobre esse tema em agosto de 1997, convidando tireoidologistas com grande experiência no assunto.

Em outubro de 1996, tivemos a oportunidade de conhecer o Kuma Hospital, em Kobe, Japão, um hospital destinado exclusivamente ao tratamento de doenças da tireóide. Nessa ocasião, pudemos conhecer alguns tireoidologistas com incomparável experiência no diagnóstico e tratamento das lesões nodulares benignas e malignas da tireóide. Achamos, portanto, oportuno convidarmos o Dr. Tamotsu Yokozawa do Kuma Hospital para participar desse evento, devido à sua grande experiência na utilização do ultra-som, da punção aspirativa por agulha fina guiada pelo ultra-som, assim como da injeção percutânea de etanol e do tratamento cirúrgico das lesões nodulares da tireóide.

Devido à importância dos temas abordados e ao interesse demonstrado pelo assunto, traduzido pelo grande número de inscrições que superou, em muito, as nossas expectativas, e a capacidade do anfiteatro do Caesar Park Hotel de São Paulo, fomos convidados pelo Dr. Claudio Kater a editarmos um número especial dessa revista sobre nódulos tireóideos, contendo os principais assuntos abordados no curso.

O nosso objetivo é tentar elaborar, num futuro próximo, um manual padronizado de conduta que possa ser utilizado para as diversas lesões nodulares da tireóide.

Somos muito gratos a todos os professores convidados que participaram do evento, ao apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, na pessoa do presidente Dr. João Hamilton Romaldini e, em especial, àqueles que contribuiram para a concretização desta edição especial.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License