SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue1Cem anos de imigração japonesa no Brasil: lições sociometabólicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

On-line version ISSN 1677-9487

Arq Bras Endocrinol Metab vol.52 no.1 São Paulo Feb. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302008000100001 

EDITORIAL

 

Submissão on-line ABE&M: uma esperada conquista

 

 

Edna T. Kimura

Editora-Chefe ABE&M

 

 

EM MEIO AOS FOGOS DAS FESTIVIDADES de final de ano, os ABE&M conquistam mais um avanço: o lançamento em 1º de janeiro de 2008 do sistema ABE&M on-line, que além da consulta eletrônica da revista, possibilita a submissão e avaliação dos manuscritos.

A comunidade SBEM aguardava com ansiedade a incorporação da revista na mídia digital. Essa nova ferramenta reflete o empenho constante de modernização de nossa revista, assumida pelas últimas gestões da ABE&M e SBEM, assim como responde aos anseios de autores, avaliadores e leitores de nosso jornal.

Com a implementação da submissão on-line, ampliamos a acessibilidade da ABE&M no cenário internacional, seguindo as etapas anteriores iniciadas com a inclusão dos "Arquivos" na SciELO (Scientific Eletronic Library Online), em 2001 e seguida pela indexação no PubMed-MEDLINE, em 2004.

Aguardávamos há algum tempo o desenvolvimento do sistema de submissão da SciELO, o qual foi colocado à disposição da comunidade científica brasileira recentemente. O programa viabilizado pela SciELO-submissão é a versão em língua portuguesa do sistema The Open Journal System (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (http://pkp.sfu.ca) e utilizado mundialmente por diversas revistas de renome. A versão brasileira do OJS, conhecida como SEER/OJS (SEER=Sistema Eletrônico de Editoração de Revista) é veiculada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A parceria dos ABE&M com a SciELO foi estabelecida em dezembro de 2007 e, a rápida implementação do sistema só foi possível devido à dedicação do Dr. Magnus R. Dias da Silva, co-editor da revista e de Pedro Valente pela EPYX Media Solutions, no trabalho prévio de planejamento e desenvolvimento do programa SEER/OJS às necessidades específicas do ABE&M.

A integração do ABE&M on-line com o sistema SciELO (http://www.scielo.br) permite um acesso rápido de consulta dos volumes dos últimos 10 anos, e também um acesso direto com o sistema de submissão SciELO (http://submission.scielo.org). A submissão on-line possibilita o processamento digital de todas as etapas, desde o carregamento do artigo durante a submissão inicial até as etapas finais de gerenciamento de layout. Os benefícios desta parceria incluem ainda a consultoria, a manutenção e o armazenamento das informações em servidores potentes e seguros, oferecidos gratuitamente pela SciELO-BIREME à comunidade científica latino-americana. Além disso, teremos acesso constante à modernização destes recursos, pois a SciELO, um canal científico sem fronteiras e reconhecido mundialmente, está em contínuo desenvolvimento e expansão desde sua criação em 1997.

Neste mesmo momento precisamos celebrar a significativa expansão da revista ABE&M em 2007. No volume 51, com 9 fascículos, atingimos o expressivo número de 1.556 páginas de informação científica, um marco ímpar dentre as revistas científicas editadas em nosso país. Além de confraternizar e agradecer a todos os autores e colaboradores que contribuíram para esse avanço gostaríamos de reconhecer o incansável trabalho dos avaliadores ad-hoc que têm nos atendido prontamente, muitos desses revisando mais de quatro artigos de forma cientificamente brilhante.

Para os próximos volumes, preocupados em manter a melhoria na qualidade científica, reiteramos o convite aos colegas endocrinologistas e de áreas afins, básicos e clínicos, com liderança no meio acadêmico e científico, que prestigiem o ABE&M, enviando-nos os resultados de suas pesquisas, utilizando as facilidades da submissão on-line. Brindemos assim, aos anseios e esforços de constante crescimento dos nossos "Arquivos": http://www.abem-sbem.org.br!

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License