SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue3Dr. Dahir Ramos de Andrade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos de Gastroenterologia

Print version ISSN 0004-2803On-line version ISSN 1678-4219

Arq. Gastroenterol. vol.46 no.3 São Paulo July/Sept. 2009

https://doi.org/10.1590/S0004-28032009000300001 

VIII SEMANA BRASILEIRA DO APARELHO DIGESTIVO

 

1º Encontro Nacional dos Editores dos Arquivos de gastroenterologia

 

 

 

Dr. Mounib Tacla

Editor Científico dos ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA

 

 

Por ocasião da VIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, realizou-se o 1º Encontro Nacional dos Editores dos ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA, em cuja cerimônia de abertura tivemos a oportunidade de ouvir as palavras do Dr. Mounib Tacla - Editor Científico dos ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA - publicadas a seguir:

"Sentimo-nos muito honrados com a presença de todos no 1º. Encontro Nacional dos Editores dos Arquivos de Gastroenterologia. Nossa revista representa a evolução da Gastroenterologia no Brasil nestes 45 anos de publicação ininterrupta. Aliás, poucas publicações na área médica conseguiram esta performance.

Rendemos nossa homenagem ao fundador dos ARQUIVOS, Prof. José Fernandes Pontes, homem de cultura médica e humanística invejável, que lançou as bases da Gastroenterologia moderna e foi o responsável pela formação profissional e científica dos maiores nomes desta Especialidade. Sua visão de liderança e empreendimento, levou-o a fundar o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia - IBEPEGE, entidade pioneira na formação de gastroenterologistas brasileiros e de outros países. A implantação do Curso de Formação de Especialistas em 1964 e, posteriormente o de Mestrado, pioneiro no Brasil, sendo o primeiro e único mantido por instituição privada, com produção, ao longo de sua existência, de 74 Teses e, muitos dos que obtiveram essa titulação prosseguiram na carreira acadêmica, alcançando os mais altos postos nas Universidades do Brasil e exterior. Foi também o precursor, juntamente com o Prof. Henrique Walter Pinotti, da criação dos "Cursos de Ensino Continuado", modelo amplamente divulgado e copiado por outras instituições universitárias e acadêmicas.

Sua visão humanística levou-o a lançar as bases da Medicina Sociopsicossomática, com abordagem dos aspectos psicológicos dos pacientes acometidos de distúrbios funcionais, modelo este hoje amplamente aceito. Sua também visão empreendedora levou-o a criar o IGESP - Instituto de Gastroenterologia de São Paulo, que se tornou a Instituição mantenedora do IBEPEGE. A inauguração do prédio do IGESP, em 1964, na Rua Sílvia foi também obra do pioneirismo do Prof. Pontes, agregando em um só lugar, consultórios de diversas especialidades e permitindo também a realização de exames no mesmo local. Este modelo, posteriormente denominado de "Centro Diagnóstico", foi inicialmente criticado e depois plenamente aceito e copiado.

Foi reconhecido seu trabalho, tendo recebido honrarias de todas as sociedades de Gastroenterologia da América Latina e do Norte, além de ser aceito como membro da Academia Nacional de Medicina do Brasil e do Chile. Assim, sem dúvida, Prof. Pontes foi uma referência profissional e pessoal para todos aqueles que tiveram o privilégio de seu convívio.

A Revista, em seus 45 anos de existência, teve apenas 5 Editores: Prof. Pontes como fundador e primeiro Editor, posteriormente, Dr. Joel Carlos Cunha, que por seu precoce falecimento, foi substituído pelo Dr. Nelson Henrique Michelsohn e Dr. José Vicente Martins Campos, responsável também, juntamente com a Sra. Maria Cecilia Pinheiro por todo seu processo de indexação, aliás ainda a única brasileira na área de Gastroenterologia a possuir esta titulação. Com o falecimento do Dr. Martins Campos, assumimos a editoria da Revista.

Os ARQUIVOS sempre foi um órgão neutro, recebendo trabalhos de várias Instituições científicas e acadêmicas nacionais e internacionais, não sendo vinculada a nenhuma Universidade, tornando-se, assim, um fórum livre de congraçamento das mais variadas ideias. Este espírito agregador tornou a revista órgão oficial de diversas sociedades médicas, como o IBEPEGE, o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva (fundada dentro do IBEPEGE), a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a Sociedade Brasileira de Hepatologia e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Muitos colaboradores participaram de forma ativa e entusiástica ao longo dos anos para a conquista desta relevância científica dos ARQUIVOS, e seria difícil enumerar e homenagear a todos.

Porém, alguns nomes, dentro do IBEPEGE, devem ser lembrados, entre outros, pela sua importante contribuição, e destacamos:

• Dr. José Vicente Martins Campos

• Prof. Henrique Walter Pinotti

• Dr. Joel Carlos Cunha

• Prof. Agostinho Bettarello

• Dr. José de Souza Meirelles

• Prof. Schlioma Zaterka

• Prof. Luis Caetano da Silva

• Dr. Dahir Ramos de Andrade

• Prof. Joaquim Prado Pinto de Moraes Filho

Não poderíamos deixar de agradecer à Sra. Maria Cecília Pinheiro, pela dedicação e carinho com que secretaria e conduz a Revista

Ao Dr. Ricardo Guilherme Viebig e Dr. Fernando Pardini, que atualmente exercem a função de Editores Executivos, com grande empenho, eficiência e dedicação, os mais sinceros cumprimentos.

Nosso particular agradecimento ao Prof. Joaquim Gama Rodrigues que, quando Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, juntamente com o Prof. Ivan Cecconello deram o apoio fundamental para a preservação e continuidade editorial da Revista em um momento em que imensas dificuldades poderiam comprometer seu futuro. Graças a este apoio, conseguimos vencer os obstáculos, preservando a continuidade da sua publicação.

Finalizando, gostaríamos de registrar nossos agradecimentos à Diretoria atual do IGESP e IBEPEGE, representada pelo Sr. Fernando Moredo, que manteve a sua promessa, ao adquirir as Instituições, de permitir a continuidade da Revista inclusive, com aporte financeiro.

Não poderíamos deixar de agradecer também à NYCOMED pelo patrocínio deste evento e a parceria com nossa Revista, sem nunca interferir na linha editorial da mesma."

 

Brasilia, outubro de 2008

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License