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Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Rev. adm. empres. vol.47 no.1 São Paulo jan./mar. 2007

https://doi.org/10.1590/S0034-75902007000100002 

ARTIGOS

 

Desenvolvimento de produtos em subsidiárias de empresas multinacionais no Brasil

 

 

Dirk Michael Boehe

Universidade de Fortaleza

 

 


RESUMO

O artigo tem o objetivo de responder à seguinte questão: por que subsidiárias de empresas multinacionais estrangeiras realizam projetos de desenvolvimento de produto (DP) para mercados externos? Para isso, foi realizada uma análise de conglomerados e testes não paramétricos de hipóteses usando uma amostra de mais de 140 unidades de desenvolvimento de produto localizados no Brasil. Este estudo identifi ca cinco papéis estratégicos significativamente distintos: os adaptadores locais, os inovadores nascentes, os inovadores locais, os inovadores para mercados emergentes e os inovadores globais. A caracterização dos conglomerados mostra que unidades com escopo de mercado primordialmente local tendem a desenvolver um número maior de novos produtos à medida que sua autonomia decisória aumenta. No entanto, unidades voltadas para mercados externos podem perder autonomia decisória. A probabilidade de que uma unidade localizada em um país de médio ou baixo custo desenvolva produtos para mercados externos aumenta conforme a empresa multinacional fomenta a competição entre as subsidiárias. 

Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos, empresas multinacionais, papéis estratégicos, autonomia, mercados internos.


ABSTRACT

Why do subsidiaries of foreign owned multinational companies (MNCs) carry out product development projects for clients located abroad? In order to answer this question, we carried out a web survey with more than 140 valid responses and used cluster analysis and non parametric hypothesis tests. This study identifi es fi ve significantly distinct strategic roles, local adaptors, nascent innovators, local innovators, innovators for emerging markets and global innovators. Based on the profiles of these roles, we conclude that subsidiaries with local market scope tend to develop more new products when they have higher decision-making autonomy. Subsidiaries which develop new products for external markets, however, might see their decision-making autonomy reduced. Our results also suggest that subsidiaries are more likely to develop new products for external markets multinationals when multinationals stimulate competition among their subsidiaries.

Keywords: Product development, multinational enterprises, strategic roles, autonomy, internal markets.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

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Artigo recebido em 09.10.2005.
Aprovado em 14.07.2006.

 

 

Dirk Michael Boehe
Professor Adjunto no curso de Mestrado em Administração da Universidade de Fortaleza. Doutor em Administração pela UFRGS. Interesses de pesquisas nas áreas de gestão da tecnologia e da inovação, estratégias de internacionalização de empresas, offshoring de serviços de TI, empresas multinacionais em mercados emergentes. E-mail: dmboehe@unifor.br Endereço: Rua Silva Jatahay, 90/402, Meireles, Fortaleza – CE, 60165-070.

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