SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Changing Brazilian Abortion Laws: the opinion of judges and prosecutors? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Rev. Saúde Pública vol.44 no.3 São Paulo June 2010

 

Padrões de co-autoria em artigos de Saúde Coletiva

 

 

Um grupo de pesquisadores, coordenado por um professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estudou a produção de artigos em periódicos científicos do campo da Saúde Coletiva e identificou uma importante diferença no padrão de co-autoria nas diferentes subáreas do campo. Essa pesquisa, publicada na Revista de Saúde Pública, vol.44(3), mostra que enquanto os artigos da área de epidemiologia apresentaram uma mediana de quatro autores por artigo, as demais áreas tinham uma mediana de dois autores por artigo. Essa é uma evidência direta das diferenças nas formas de produção intelectual das diversas subáreas da Saúde Coletiva.

Tendo em vista que processos de avaliação de pesquisadores e programas de pós-graduação amparam-se cada vez mais em indicadores quantitativos de produção, os autores alertam para os riscos de serem desconsideradas essas diferenças, o que pode levar à exclusão de um importante contingente de pesquisadores da Saúde Coletiva, comprometendo a sua própria existência como campo interdisciplinar.

 

 

Contato:
Kenneth Rochel de Camargo Jr.
Instituto de Medicina Social
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: kenneth@uerj.br

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License