Acessibilidade / Reportar erro

VANTAGENS DO ENSINO NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM

The advantages of the nursing laboratory teaching

Resumos

Revendo a literatura, a autora descreve algumas vantagens do ensino das habilidades perceptivo-motoras (ou psicomotoras) no laboratório de enfermagem como treinamento anterior ao estágio em campo clínico. Os argumentos utilizados são de ordem ética (levantando a questão do erro cometido pelo aluno no cliente), de natureza psicológica, apontando os conflitos do aluno, do cliente e do professor, aspectos relacionados ao custo-benefício desse treinamento preliminar e de ordem pedagógica. Estes últimos aspectos apoiam-se nas teorias da aprendizagem perceptivo-motora que confirmam a importância do ensino no laboratório de enfermagem.

Educação em enfermagem; Ensino


Reviewing the literatur, the author describes some advantages of the psychomotor skill teaching at nursing laboratory as a previous training to the clinical service setting. The arguments herein presented are related, first to the ethics (questioning the mistakes mader by the trainee on the patient); second, to the psychological nature by pointing out the trainee, the patient and the teacher's conflicts, as well as aspects on the cost-benefit obtained with this preliminary training; and third, to the pedagogy. These last mentioned aspects are supported on the psychomotor learning theories which confirm the importance of a nursing laboratory.

Nursing education; Teaching


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ARBUÉS-MOREIRA, M.T.; FRIEDLANDER, M.R. A eficácia da cinta de video en la demonstracion de un procedimento de enfermería. Aceito para publicação na Rev Enferm., 1992,/no prelo/
  • BALDWIN, D. et al. Performance of psychomotor skills: a comparison of two teaching strategies. J.Nurs.Educ, v.30, n.8. p. 367-70. 1991.
  • BELL, M.L. Learning a complex nursing skill: student anxiety and the effect of preclinical skill evaluation. J.Nurs.Educ, v.30, n.5, p. 222-6, 1991,
  • BLENNER, J.L. Researcher for a day: a simulation game. Nurse Educ., v. 16, n.2, p. 32-5, 1981.
  • BODY, S. et al. Teaching injection technique: study of instrucional methods. A.A.R.N. Neydett, v.30, n.9, p.7-8, 1993.
  • BUTTERFIELD, S.H. In defense of the demonstration room. Int.Nurs.Rev., v.30, n.1, p. 15-20, 1983.
  • CORCORAN, S. Should a service retting be used as a learning laboratory? An ethical question. Nurs.Outlook , v.25, n.11, p.771-6, 1977.
  • ELLIOTT, R. et al. Psychomotor skill acquisicion. Can.Nurse, v.78, n.3, p. 25-7, 1982.
  • FRIEDLANDER, M.R. O ensino dos procedimentos básicos de enfermagem: comparação entre dois métodos de instrução. São Paulo, 1984. 142p. Tese(Doutorado)- Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.
  • FRIEDLANDER, M.R.; SOARES, J.M.S. A aprendizagem auto-dirigida no laboratorio de enfermagem/Apresentado no 45 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Recife, 1993-b./
  • FRIEDLANDER, M.R.; LUACUTE, J. O uso de roteiro auto-instrucionais no laboratorio de enfermagem. São Paulo. 1993c /mimeografado/.
  • GOMEZ, G.E.; GOMEZ, E.A. Learning of psychomotor skills: laboratory versus patients care setting. J.Nurs.Educ, v.26, n.1, p.20-4, 1987.
  • GOTHLER, A.M. Critical insues in nursing education: the clinical laboratory. J.N.Y.S.N.A. , v.16. n.3. p.51-5, 1985.
  • HALLAL, J.C., WELSH, M.D. Using the competency laboratory to learn psychomotor skills. Nurse Educ,v.9. n.1, p. 34-8, 1984.
  • HAYASHIDA, M. Laboratório de enfermagem: histórico organizacional e funcional de urna unidade universitária. Ribeirão Preto, 1992. 119p. Dissertação (Mestrado)-Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.
  • HEGSTAD, L.N.; ZSOHAR, H.A. Study of the cost-effectiveness of providing psychomotor proctive in teaching intravenous infusion techniques. J.Nurs.Educ. ,v.25, n.1, p. 10-4, 1986.
  • HODSON. K.E. et al. Integration of computerized assessment screens into psychomotor skill modules at o School of Nursing. Comput.Nurs. , v 6, n.3. p. 103-7. 1988.
  • INFANTE, M.S. Toward effective and efficient use of the clinical laboratory. Nurse Educ. v 6, n.1, p.16-9. 1981.
  • INFANTE, M.S. The clinical laboratory in nursing education. New York, Association Press. 1985.
  • McDONALD, G.F. The simulated clinical laboratory. Nurs.Outlook, v.35. n.6. p 290-2. 1987.
  • MEGEL, M.E. et al. Nursing students performance: administering injection in laboratory and clinical area. J.Nurs.Educ..v 26, n.7, p.288-93, 1987.
  • NASCIMENTO, E.M.F.; CANÇADO, M.L.B. O uso de um sistema artesanalmente construído para o ensino prático da punção e infusão intravenoso. /Apresentado no 43 Congresso Brasileiro de Enfermagem, Curitiba, 1991./
  • PAGANA, K.D. Stresses and threats reported by baccalaureate students in relation to an inicial clinical experience. J.Nurs.Educ. ,v.27, n.9. p.418-24, 1988.
  • TAYLOR, J.A.; CLEVELAND, P.J. Effective use of the learning laboratory. J.Nurs.Edu.,, v.23, n.1. p.32-4, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 1994
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br