SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue138Researcher and child: dialogism and otherness in the production of contemporary childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Cad. Pesqui. vol.39 no.138 São Paulo Sept./Dec. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000300017 

DESTAQUE EDITORIAL

 

O que conta como pesquisa?

 

 

Menga Lüdke (coord.); Ana Tereza de Carvalho Correa de Oliveira et. al. São Paulo: Cortez, 2009, 120 p.

Este livro resulta de investigação realizada pelo Grupo de Estudos sobre a Profissão Docente, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, além da coordenadora, tem como autores Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira, Giseli Barreto da Cruz, Luiz Alberto Boing e Sarita Léa Schaffel.

O estudo se reporta à atividade de pesquisa realizada por professores da educação básica e a como ela é vista por pesquisadores experientes da universidade, uma vez que a pesquisa tem sido considerada pelos estudiosos do tema como importante componente do desenvolvimento profissional dos docentes.

Tendo em conta as condições em que o professor da escola pública trabalha, interessa saber como ele pode desenvolver pesquisa que seja proveitosa para encontrar soluções aos problemas que enfrenta e contribua para a construção de conhecimentos na área da educação.

A publicação incorpora ainda as contribuições decorrentes da discussão dos resultados da pesquisa com o grupo formado pelos próprios avaliadores dos trabalhos, bem como com pesquisadores de outros países, que participaram de encontro acadêmico na Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge.

Ainda que não haja consenso sobre o que realmente conta como pesquisa, o livro aponta aspectos importantes a explorar no que tange ao trabalho de pesquisa dos professores de qualquer nível de ensino.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License