SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue8Assessment of proliferating cells of nuclear antigen and estrogen and progesterone receptor expression changes determined by primary chemotherapy in breast cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Print version ISSN 0100-7203On-line version ISSN 1806-9339

Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.25 no.8 Rio de Janeiro Sept. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032003000800001 

EDITORIAL

 

A Mulher

 

É inegável que o século passado foi marcado pela valorização da mulher em todos os setores de nossa Sociedade: cultural, social, artístico, político e até religioso. Esse fato fez com que a mulher ocupe posição em tudo semelhante à do homem.

Assim, foi alçada à posição de igualdade em decorrência de sua inegável capacidade intelectual, administrativa e emocional.

Em nossa área, é só voltarmos no tempo para recordar que raras eram as mulheres integrantes das diversas turmas de formandos em Medicina. Hoje, elas se igualam em número e capacidade aos homens e em alguns lugares já os suplantam. Em nossa especialidade elas já são tão ou mais numerosas que os homens.

Na atividade política nacional são inúmeras e brilhantes as representantes do sexo feminino: no Parlamento, nos Ministérios, nos Governos Estaduais e Municipais, exercendo as funções com indiscutível sabedoria. No âmbito internacional destacam-se algumas como primeiras mandatárias em diversos países, obtendo prestígio pelo desempenho invulgar de suas funções.

Como empresárias, nas atividades científicas, literárias ou artísticas, na magistratura, multiplicam-se as grandes representantes, que ocupam, com desenvoltura, o espaço que era outrora quase que exclusivo dos homens.

A mulher moderna conseguiu espaço e posição que, de justiça, sempre lhe fora devido e, com satisfação, vemos o despertar de nova sociedade com igualdade de direitos e deveres para todos.

 

A Diretoria

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License