SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Estruturação do problema multicritério para produção de jornal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Operacional

Print version ISSN 0101-7438On-line version ISSN 1678-5142

Pesqui. Oper. vol.28 no.2 Rio de Janeiro May/Aug. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382008000200001 

CARTA DO EDITOR

 

Uma nova fase da revista Pesquisa Operacional

 

 

Horacio Hideki Yanasse

 

 

Em 2009, a revista Pesquisa Operacional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) inicia uma nova fase. De acordo com decisão da Assembléia Ordinária dos sócios da SOBRAPO, realizado este ano, durante o XL Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional em João Pessoa, todos os artigos submetidos para publicação na revista Pesquisa Operacional a partir de Janeiro de 2009, se aceitos, deverão ser publicados na língua inglesa.

Com isto a revista Pesquisa Operacional passa a ter visibilidade internacional, o que, infelizmente, não era possível devido à barreira da língua que tem limitado a difusão dos bons trabalhos de pesquisa e desenvolvimento realizados em nosso país e em outros países de língua portuguesa e espanhola.

A transição da revista Pesquisa Operacional de sua característica atual para uma publicação totalmente em língua inglesa será conduzida de forma gradativa. Os artigos em processamento e as novas submissões recebidas até Dezembro de 2008, se aceitos, serão publicados em qualquer uma das línguas oficiais da revista conforme submissão originalmente feita do manuscrito e, estará facultado aos autores destes artigos a possibilidade de traduzi-los para o inglês. No caso dos artigos submetidos a partir de janeiro de 2009 que já não estejam em língua inglesa, esta tradução para o inglês será obrigatória para a publicação de um artigo aceito.

Esta nova fase da revista Pesquisa Operacional nos remete também a um novo desafio que é o de tornar a revista também uma referência internacional. Para isso, contamos com a valiosa colaboração de nossa comunidade científica, que continue a prestigiar a nossa revista com submissões de artigos de qualidade.

É conveniente também lembrar os nossos leitores que, atualmente, existem alguns indicadores que vem sendo utilizados pela comunidade científica, agências de fomento, e editoras de revistas científicas, para caracterizar a qualidade de periódicos e de pesquisadores. Apesar de existirem inúmeras críticas à adequação e/ou validade destes indicadores devido a falhas facilmente ilustráveis através de exemplos, não podemos nos furtar ao fato de que nossa revista vai continuar sendo e vem sendo avaliada por tais indicadores. O número de citações de artigos publicados em uma revista é, atualmente, um dentre os principais indicadores utilizados e, para que os indicadores da revista Pesquisa Operacional sejam competitivos com o de outros veículos considerados de boa qualidade é preciso que nossa comunidade cite artigos publicados em nossa revista. Neste sentido, solicitamos a colaboração de nossa comunidade no sentido de procurar levantar sempre todos os artigos publicados em nossa revista Pesquisa Operacional que sejam pertinentes ao tema dos seus trabalhos e procure citá-los todos em seus manuscritos, incluindo aqueles escritos em língua portuguesa, que muitos tendem a omitir por entenderem que dificilmente seriam acessados pelos pares internacionais pela dificuldade da língua.

 

São José dos Campos, Setembro de 2008

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License