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Psicologia: Teoria e Pesquisa

Print version ISSN 0102-3772

Psic.: Teor. e Pesq. vol.15 no.2 Brasília May/Aug. 1999

https://doi.org/10.1590/S0102-37721999000200007 

ARTIGOS

 

 

Construção e validação fatorial de uma medida de inteligência emocional

 

Construction and factorial validation for a measurement of emotional intelligence

 

 

Mirlene Maria Matias SiqueiraI,1; Nilton Cesar BarbosaII; Matianny Thyssen AlvesIII

IUniversidade Metodista de São Paulo
IIPontifícia Universidade Católica de Campinas
IIIUniversidade Federal de Uberlândia

 

 


RESUMO

O estudo teve como objetivo construir e validar uma medida que aferisse cinco habilidades da inteligência emocional. Dentre os 126 itens elaborados para representar as cinco habilidades, 97 deles que apresentaram consistência após análise teórica foram aplicados a uma amostra de 972 sujeitos dos sexos masculino e feminino, com idade média de 22,41 anos. Os dados foram submetidos à analise dos componentes principais e extraídos sete fatores com eigenvalues superiores a 2,0. A rotação dos fatores, através do método ortogonal (varimax), revelou que apenas os cinco primeiros apresentaram agrupamentos de itens teoricamente consistentes com as definições das cinco habilidades da inteligência emocional. O fator 1 cobre o conceito de empatia (14 itens, a = 0,87), o fator 2 o de sociabilidade (13 itens, a = 0,82), o fator 3 representa automotivação (12 itens, a = 0,82), o fator 4 o conceito de autocontrole (10 itens, a = 0,84) e o fator 5 a autoconsciência (10 itens, a= 0,78). A versão da medida da inteligência emocional, resultante deste estudo, abre perspectivas para futuras pesquisas nacionais sobre o assunto, visto que a MIE possui validade fatorial e fatores com índices de precisão que a indicam para aplicações no âmbito científico.

Palavras-chave: inteligência emocional; medida; inteligência.


ABSTRACT

This study was set up to construct and validate a measurement of five skills of emotional intelligence. Among the 126 items elaborated to represent the five skills 97, which demonstrated consistency after theoretical analysis, were applied to a sample of 972 individuals, both male and female, with an average age of 22,41 years. The data were submitted to analysis of the principal components and seven factors were taken with eigenvalues over 2,0. The rotation of these factors, using the orthogonal method (varimax), showed that only the first five factors presented grouping of consistent items with the definitions of the five emotional intelligence skills. Factor 1 covers empathy (14 items, alpha = 0,87); factor 2 sociability (13 items, alpha = 0,82); factor 3 self-motivation (12 items, alpha = 0,82); factor 4 self-control (10 items, alpha = 0,84), and factor 5 self-consciousness (10 items, alpha = 0,78). The method for measuring emotional intelligence resulting from this study opens possible avenues for future national research on the subject seeing that the measurement is factorially valid and has factors with levels of accuracy which indicate this measure to scientific applications.

Key words: emotional intelligence; measure; intelligence.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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Recebido em 27.10.1998
Primeira decisão editorial em 05.11.1999
Versão final em 28.01.2000
Aceito em 07.02.2000

 

 

1 Endereço: R. Manoel Pimenta de Abreu, 116, Bloco A, Ap. 73. CEP: 08710-640 Mogi das Cruzes ¾ SP. E-mail: mmmsiqueira@bol.com.br

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