SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36The disharmony of democracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Lua Nova: Revista de Cultura e Política

Print version ISSN 0102-6445

Lua Nova  no.36 São Paulo  1995

https://doi.org/10.1590/S0102-64451995000200001 

Apresentação

 

 

Os leitores de Lua Nova conhecem bem a centralidade da questão da democracia na sua programação editorial. De quando em quando esse tema fundamental aflora no próprio núcleo temático da revista. é o que ocorre no presente número – e deverá ter seqüência no próximo, em alguns desdobramentos importantes. Desta feita apresentamos alguns textos centrais para o exame dos fundamentos da questão democrática no mundo contemporâneo.

Os textos de Amy Gutmann e de Jürgen Habermas propõem, por ângulos diferentes – e já por isso constituem uma leitura fascinante quando considerados em conjunto – concepções de democracia centradas em sua dimensão deliberativa. O artigo de Sérgio costa retoma um tema classicamente formulado por Habermas, enquanto Gustavo Venturi oferece um tratamento, raro na nossa bibliografia, das contribuições do psicólogo norte-americano Lawrence Kohlberg ao estudo do desenvolvimento do pensamento moral, junto com um exame das importantes respostas de Habermas a essas pesquisas, que influíram decisivamente em suas próprias idéias. Questões decisivas sobre o governo, o Estado e os direitos sociais são tratadas nas contribuições de Marco Aurélio Nogueira, Luís Carlos Bresser Pereira e Rolf Kuntz. As condições institucionais para o exercício da democracia reaparecem no artigo de Jairo Nicolau e Rogério Schmitt, agora com referência direta ao caso brasileiro. Já o texto do filósofo uruguaio Pablo da Silveira trata de uma questão específica, relativa a concepções que podem orientar a promoção das artes pelo Estado, pelo ângulo das teorias liberais da justiça. Finalmente, Kátia Mendonça Barreto oferece uma instigante releitura das contribuições de Raymundo Faoro.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License