SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54Abertura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Lua Nova: Revista de Cultura e Política

Print version ISSN 0102-6445On-line version ISSN 1807-0175

Lua Nova  no.54 São Paulo  2001

 

APRESENTAÇÃO


 

Este é um número festivo de Lua Nova. Todo ele está reservado para as intervenções feitas no seminário organizado para comemorar os 25 anos da instituição que mantém a revista, o CEDEC. Um seleto grupo de intelectuais, todos eles com fortes vínvulos intelectuais e afetivos com o CEDEC, foram convidados para discutir um grande tema: Pensar o Brasil. Ao longo de dois dias de exposições e debates (e agora ao longo deste número da revista) foram examinadas três dimensões do tema: por que pensar, como se pensa, e como pensar (sempre o Brasil, claro).

O sentido do seminário e sua relação com a proposta programática do CEDEC são expostos na fala de abertura da sua presidente. No tocante à revista, cabe lembrar que essas formulações, junto com as considerações feitas pelos participantes do seminário, têm duplo caráter. Primeiro, de reforçar o tratamento das grandes linhas temáticas que vêm caracterizando Lua Nova. Depois, de reafirmar a sua orientação aberta e plural, sempre voltada para o confronto com novas questões.

 

O EDITOR

 

 

In memoriam

Este número estava na gráfica quando o lado sombrio do Brasil que nele se tenta pensar assomou do modo mais pungente. O seqüestro e assassinato de Celso Daniel, fundador e militante do PT comprometido com as grandes causas políticas, intelectual e amigo do CEDEC, cobriu-nos de tristeza e indignação.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License