SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue65Corruption and the state's internal controlsNotes on the imbroglio of the Lula administration, 2005 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Lua Nova: Revista de Cultura e Política

Print version ISSN 0102-6445On-line version ISSN 1807-0175

Lua Nova  no.65 São Paulo May/Aug. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452005000200007 

Nota do editor

 

 

Antenado com os graves acontecimentos políticos do país, o Cedec promoveu, no dia 1º. de julho passado, um debate sobre a crise aguda que assola o governo Lula desde o estouro das denúncias do deputado petebista Roberto Jefferson. Foi um debate que reuniu pessoas de diferentes (e muitas vezes divergentes) convicções políticas, porém todos pesquisadores ou simplesmente amigos do Cedec. Foram mais de duas horas de uma discussão intensa, e não obstante serena, para avaliar o tamanho do rombo produzido no governo e em seu principal partido de sustentação, e seus possíveis efeitos sobre as instituições democráticas.

O debate colocou na pauta de Lua Nova o dever de dar a sua contribuição, por modesta que seja e com os recursos intelectuais que consiga mobilizar, para compreender as causas e os significados da crise. Sempre, é claro, da maneira mais plural, aberta inclusive a perspectivas contraditórias e a um franco, e até mesmo veemente, intercâmbio de críticas. Como se trata de reflexão sobre um assunto que ainda está à solta, produzindo novos fatos a cada dia, temos consciência de que as contribuições já oferecidas e que, esperamos, continuarão a chegar, refletirão, em parte, a provisoriedade dos acontecimentos e por ventura merecerão revisões posteriores. Não serão, portanto, artigos de estilo rigorosamente acadêmico, com suas pesquisas e argumentos devidamente decantados. Nossa expectativa é que tenham mais propriamente o caráter de exercícios intelectuais: a razão em movimento, tentando empalmar o fluxo da crise, cônscia de que muito lhe escapará entre os dedos, mas pelo menos logrando aplacar a angústia reinante.

Seguem-se, então, as primeiras contribuições, com os artigos de Reginaldo Moraes e Ruy Fausto, dois colaboradores que o leitor assíduo de Lua Nova já conhece de outras edições da revista. Que a partir dessas surjam novos intercâmbios, críticas às críticas, réplicas e assim por diante. Em suma: o debate está aberto.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License