SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Effect of hyperbaric oxygen therapy in rats with subtotal splenectomy preserving the inferior pole author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Cirurgica Brasileira

On-line version ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. vol.26 no.3 São Paulo May/June 2011

https://doi.org/10.1590/S0102-86502011000300001 

1 - EDITORIAL

 

Apelo aos autores

 

 

Saul GoldenbergI; Tânia Pereira Morais FinoII

IEditor Chefe Acta Cirúrgica Brasileira
IIRevisora Acta Cirúrgica Brasileira

 

 

Esta comunicação é um apelo dirigido aos nossos usuários. Negligência é falta de apuro, de atenção, desleixo, desmazelo.

Apelo aos nossos colaboradores, que prestem mais atenção às normas e ao estilo da Revista Acta Cirúrgica Brasileira, antes de enviarem os seus artigos, disponível em www.scielo.br/acb (Instruções aos autores).

Em 2006 publicamos carta aos leitores1. As desatenções, distrações, descumprimento das normas, desrespeito às convenções nacional [idioma português], internacional [inglês], desconsideração à nomenclatura e terminologia vigentes continuaram a serem cometidos.

Norma regula procedimentos, cumpre regras a fim de se atingir um padrão de excelência. Norma caracteriza disciplina. Normalizar é salutar2. A Revista Acta Cirúrgica Brasileira adotou como padrão as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors3.

Ocorrências frequentes nos artigos enviados à Acta Cirúrgica Brasileira

Falta de consulta às instruções aos autores que podem ser acessadas em www.scielo.br/acb.

Falta em consultar exemplares recentes da revista para servirem como modelo.

Transferência dos direitos autorais

Exigência habitualmente não cumprida: Os autores cujos trabalhos forem aceitos para publicação pela revista transferem todos os direitos de reprodução (copyright) a Acta Cirúrgica Brasileira. Uma carta contendo essa declaração deve ser encaminhada junto com o trabalho, assinada por todos os autores. O autor principal assume a responsabilidade de que todos os autores concordaram com o conteúdo do artigo enviado.

Declaração a ser enviada por carta ou e-mail, devidamente assinada:

"Os autores, abaixo assinados, transferem todos os direitos autorais do artigo intitulado "______" á Acta Cirúrgica Brasileira. Garantem que o artigo é original, não infringe qualquer direito autoral ou direito à propriedade de terceiros, não está em avaliação por outro periódico e não foi previamente publicado. O trabalho foi lido e cada contribuição foi aprovada." Nome legível e assinatura dos autores.

Preparação do manuscrito

Os originais devem ser enviados por e-mail (sgolden@terra.com.br) e escritos no idioma inglês. A Revista tem preferência pelo Word for Windows 7.0.

Os originais devem incluir: título do artigo nos idiomas inglês e português.

Titulação acadêmica dos autores

Vínculo institucional e titulação acadêmica, no idioma inglês, conforme norma da revista disponível em www.scielo.br/acb4.

A Revista Acta Cirúrgica Brasileira segue "Ethical Considerations in the Conduct and Reporting of Research: Authorship and Contributorship disponível em www.icmje.org3 que considera todos os participantes do artigo como autores. Autores são considerados aqueles que têm efetiva contribuição intelectual e científica na realização do trabalho.

Identificar o autor principal. O autor principal é o responsável pela integridade do artigo, como um todo, não necessariamente ser o primeiro autor. Deve informar a contribuição de cada autor nominado no artigo submetido à publicação e encaminhar lista com a assinatura de cada autor.

1. Definir o autor responsável pela concepção e delineamento do estudo e responsável pelo conteúdo intelectual e científico do artigo;

2. Aquisição dos dados;

3. Interpretação dos dados;

4. Redação do manuscrito;

5. Revisão crítica;

6. Análise estatística;

7. Se aluno de Programa de Pós-graduação, informar se o artigo é parte de tese, nível mestrado, doutorado ou pós-doutorado e nome do Professor Orientador.

Pessoas que não cumprem estes requisitos e que tiveram participação puramente técnica (ato operatório, revisão bibliográfica, chefes de departamento, serviços ou financiados) devem ser listados nos agradecimentos. Mencionar o responsável pela versão para o idioma inglês.

Abstract/Resumo Devem ser estruturados. Aparecem descuidos no que se refere aos idiomas e no conteúdo informativo.

Descritores em Ciências da Saúde

Os Key Words/Descritores são essenciais para a acessibilidade e recuperação dos artigos. O DeCS [Descritores em Ciências da Saúde] facilita o acesso à informação e guia os usuários na localização e seleção da informação científica. Termos, nos descritores, que não estão no DeCS impedem a localização do artigo. Portanto, se os autores desejam que seus artigos sejam encontrados torna-se imperioso pesquisar no DeCS os termos corretos: acessar http://decs.bvs.br5. a seguir Consulta ao DeCS e por fim Consulta por Palavra, nos idiomas inglês, espanhol e português.

Cumprir as normas referente a: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências (Agradecimento, se houver). Não se aceita unir capítulos, como "resultados e discussão" ou "resultados e conclusões"

Estatística

Descrever os métodos estatísticos com pormenor e fornecer referências para os procedimentos consagrados.

Ética

A investigação em animais deve ser submetida à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) cumprindo a Lei Federal nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11794.htm e o Decreto nº 6.689, de 15 de julho de 2009 que regulamentada a Lei no 11.794, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/ Decreto/D6899.htm.

Os autores estrangeiros devem seguir o CIOMS (Council for International Organization of Medical Sciences) ethical code for animal experimentation (WHO Chronicle 1985;39(2):51-6)

Pesquisas em seres humanos devem ser aprovadas pelo Comitê de Ética da Instituição onde o trabalho foi realizado, cumprindo Resolução n. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Enviar certificado da Comissão de Ética, assinada, de aprovação da pesquisa.

Tabelas e figuras

Os autores não indicam, no texto, os locais das tabelas e das figuras, com as respectivas legendas. Muitas vezes as legendas não explicam o que as figuras mostram, dificultando o entendimento do leitor. As tabelas devem ter o enunciado acima e as figuras devem ter as legendas, abaixo. Acrescente-se que a falta de qualidade das ilustrações, prejudica a reprodução. Enviar as figuras coloridas.

Negligência no cumprimento das normas referentes à Nomenclatura/Terminologia6.

Conclusão

Deve ser clara, concisa e precisa. Sem comentários.

Os autores enviam os artigos sem a devida e cuidadosa revisão. As agências como a CAPES, CNPq, FAPESP, SciELO, MEDLINE, EXCERPTA MEDICA, ISI e leitores exigentes avaliam os artigos publicados e observam "com lente de aumento" a forma, o conteúdo científico e o esmero na padronização das normas da publicação.

Referências

Cumprir as normas do ICMJE.

É frequente o descuido no levantamento bibliográfico. É frequente a não citação de autores nacionais, inclusive de artigos da própria revista publicados na SciELO e falta de pesquisa no Medline/PubMed.

As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que foram mencionadas a primeira vez no texto, com respectivo número sobrescrito.

Os nomes de todos os autores devem ser citados nas referências (et al. não é aceito). Não são aceitas referências a resumos, comunicação pessoal ou qualquer outra fonte não indexada. Livros texto e teses não são aceitos, pois não estão indexados. Referir artigo publicado em periódico indexado, pertinente ao tema.

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o estilo usado na lista de revistas indexadas no MEDLINE colocada pela NLM no Web site da Biblioteca.

Declaração do Conflito de interesse (a fim de cumprir a Resolução do Conselho Federal de Medicina n.1595/2000, que veda "artigos, mensagens e materiais promocionais de produtos ou equipamentos de uso na área médica").

O autor deve informar a(s) fonte(s) de financiamento do trabalho de agências de fomento.

Os dados na correspondência deverão ser do autor responsável. É do mútuo interesse do editor da revista e dos autores manterem o padrão da revista.

Consultar www.scielo.br/acb e exemplar recente da revista a fim de seguir as normas e o estilo adotados.

Dúvidas, perguntas e esclarecimentos podem ser enviadas para sgolden@terra.com.br ou para o Tel: (11)3287-8814.

 

Referências

1. Goldenberg S, Fino TPM. Carta aos autores. Acta Cir Bras. 2006;21(6):360-1.         [ Links ]

2. Goldenberg S. Normalizar é salutar. Acta Cir Bras. 2000;15(2):79.         [ Links ]

3. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publications. Available from www.icmje.org         [ Links ]

4. Goldenberg S, Matone J. Academic degrees. Standardization in English language. Acta Cir Bras. 2006;21(2):60.         [ Links ]

5. Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Disponível em http://decs.bvs.br         [ Links ]

6. Terminologia anatômica. São Paulo: Ed. Manole; 2001.         [ Links ]

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License