Acessibilidade / Reportar erro

O arranjo arquivístico como escrita: uma reflexão sobre a narrativa em imagens a partir do Fundo Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto

Archival arrangement as writing: a view of images as narratives from José Pedro Miranda's fund at the Public and Historic Archive in the City Ribeirão Preto

Resumos

Reflete sobre algumas questões importantes para o arranjo de fotografias em arquivos. Considera-se aqui o arranjo arquivístico um ato de comunicação e, como tal, se estrutura através do enunciado narrativo da vida e obra de José Pedro Miranda, intelectual e historiador que na segunda metade do século XX produziu e acumulou vasta documentação sobre Ribeirão Preto, em especial um número significativo de fotografias. E através deste propõe-se analisar a narrativa circunscrita no âmbito das fotografias coletadas por José Pedro Miranda. Para tanto se discute o estatuto documental da fotografia, destacando que em um ambiente de arquivo a fotografia adquire significado na série além da unidade, e que portanto, os conjuntos fotográficos construídos por José Pedro Miranda tornam-se expressão e materialidade de sua compreensão e produção intelectual. Interpretações sobre a construção de bibliotecas como narrativas são utilizadas como alusão a uma possibilidade de entendimento dos arquivos pessoais.

imagem e informação; fotografia; arquivos fotográficos; coleções; arquivo público e histórico de Ribeirão Preto; José Pedro Miranda


This article addresses some important matters regarding the arrangement of photographs in archives. It considers archiving an act of communication. As such, it is structured around the narrative of the life and work of José Pedro Miranda, a conservative intellectual and historian who produced a great deal of documentation, particularly a significant number of photographs of the city of Ribeirão Preto, in the second half of the Twentieth Century. We shall analyze the photos collected by José Pedro Miranda. Thus, the documental nature of photography is discussed, with an emphasis on the archival environment, where significance exists in a series, as well as in the unit. Interpretations of construction of libraries as narratives are used as a reference to the possibility of understanding personal archives.

image and information; photography; photographic archives; collections; Ribeirão Preto public and historic archive; José Pedro Miranda


  • BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 185p.
  • BELLOTTO, H.L. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. 198p.
  • BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, W. Sobre arte, técnica, linguagem e política Lisboa: Antropos, 1992. p.115-135.
  • CAMARGO, A.M.A; BELLOTTO, H.L. (Coord.). Dicionário de terminologia arquivística São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 1996. 142p.
  • FREUND, G. La fotografia como documento social Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1976. 207p. (Colección Punto y Línea).
  • MIRANDA, J.P. A respeito do autor. Revista Focalizando Municípios, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p.3, 1986.
  • MIRANDA, J.P. Discurso proferido por José Pedro Miranda: solenidade de entrega do título de cidadão ribeirão-pretano. Ribeirão Preto: Câmara Municipal; Center Cópias Express, 1999. 8p.
  • MURGUIA, E.I. Historiografia e memória no filme Nós que aqui estamos por vos esperamos. Estudos de História, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Franca, v.11, n.2, p.85-102. 2004.
  • REGISTRO, T.C. O arranjo de fotografias em unidades de informação: fundamentos teóricos e aplicações práticas a partir do Fundo José Pedro Miranda do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. 2005. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.
  • SAUSSURE, F. Curso de lingüística Geral São Paulo: Cultrix, 1997.
  • SCHAEFFER, J.M. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.
  • SETTIS, S. Warburg continuatus: descrição de uma biblioteca. In: BARATIN, M.; JACOB, C. (Dir.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. p.108-154.
  • SONTAG, S. Ensaios sobre fotografia Rio de Janeiro: Arbor, 1981. 199p.
  • TESSITORE, V. Arranjo: estrutura ou função? Arquivo: Boletim Histórico e Informativo, São Paulo, v.10, n.1, p.19-28, 1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2006

Histórico

  • Recebido
    23 Ago 2005
  • Aceito
    23 Fev 2006
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br