SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Analytical-synthetic classification: theoretical reflections and applicationsProduction and dissemination of technological information: the performance of Inova - Agency of Innovation of the UNICAMP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Transinformação

Print version ISSN 0103-3786

Transinformação vol.19 no.3 Campinas Sept./Dec. 2007

https://doi.org/10.1590/S0103-37862007000300005 

ARTIGO/ARTIGO

 

Personalização: um serviço mediador em ambientes de pesquisa

 

Personalization: a mediating service in research environments

 

 

Liriane Soares de Araújo de CamargoI; Silvana Aparecida Borsetti Gregorio VidottiII

IDoutoranda, Departamento de Ciência da Informação, Prograna de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista. Marília, SP, Brasil. E-mail: <liriane@marilia.unesp.br>
IIDocente, Departamento de Ciência da Informação, Prograna de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista. Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, 17525-900, Marília, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondece to: S.A.B.G. VIDOTTI. E-mail: <vidotti@marilia.unesp.br>

 

 


RESUMO

A grande quantidade de informações no ambiente digital dificulta a sua organização e recuperação. Recursos de personalização podem direcionar e recomendar informações mais específicas para determinado tipo de usuário. Nesse contexto, é apresentado um conjunto de recursos de personalização que podem auxiliar o desenvolvedor/projetista de websites na escolha e na implantação de tais recursos, bem como auxiliar os usuários na busca e na aquisição de informação. Além disso, apresenta-se também como a personalização pode auxiliar no processo de comunicação e produção científica em ambiente digital, mostrando seu funcionamento, características e benefícios. Os recursos de personalização foram identificados por meio de análise em websites comerciais e acadêmicos. Na literatura científica, poucos trabalhos apresentam opções de recursos de personalização em base conceitual única.

Palavras-chave: personalização; interação usuário-sistema; sistema de recomendação; ambientes de pesquisa; perfil de usuários.


ABSTRACT

The large amount of information in digital environment makes it difficult to organize and retrieve such information. Customization resources can guide and recommend more specific information to specific kinds of users. In this context, a resource set that can help the websites developer/designer in the choice and implementation of these resources, as well as help the users in the search and acquisition of information is presented. Besides, it is presented how the customization can help in the communication process and scientific production in digital environment, showing its operation, features and benefits. The resources presented here were identified by means of an analysis in several types of websites. In the scientific literature few papers present options of customization techniques in unique conceptual base.

Keywords: customization; user system interaction; recommendation system; research environment;  user profile.


 

 

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

 

 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA JÚNIOR, O.F. Leitura, Mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, J.P. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fund. Biblioteca Nacional, 2007. 168p., p.33-45.         [ Links ]

ANSTOCK, K. Tailoring the user experience. 2002. Disponível em: <http://library.open.ac.uk/aboutus/myolib/presentations/tailoring_the_user_experience/ppframe.htm>.  Acesso em: 20 mar. 2004.         [ Links ]

AQUINO, M.S. et al. Adaptação de conteúdos pelo perfil do usuário para personalização de ambientes virtuais com X3D. SBC - Biblioteca Digital, 2005. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/bibliotecadigital/download.php?paper=469>. Acesso em: 5 dez. 2006.         [ Links ]

BAX, M.P. et al. Sistema automático de disseminação seletiva. In: IFLA M&M, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2004. Disponível em:

<http://www.fernando.parreiras.nom.br/publicacoes/dsi_ifla.pdf>. Acesso em: 1 jun. 2007.

CARDOSO, J.C; OLIVEIRA, J.B. Uma proposta de interface para bibliotecas digitais configuráveis ao perfil do usuário. Porto Alegre, 2000. [Plano de Estudo e Pesquisa]. Faculdade de Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.         [ Links ]

DUMONT, L.M. Leitura e cognição: possíveis entrelaçamentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2006, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2006. p.1-12.         [ Links ]

GIACOMO, M. et al. My library: a personalization service for digital library enviroments. 2002. Disponível em: <http://library.open.ac.uk/aboutus/myolib/presentations/mylibrarylanl/ppframe.htm>. Acesso em: 20 mar. 2006.         [ Links ]

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 203p.         [ Links ]

LOBO NETTO, M. Sistemas multi-agentes inteligentes e personalização da informação. Engenharia de Sistemas Eletrônicos - Escola Politécnica da USP, 2003. Disponível em: <www.lsi.usp.br/~lobonett/publications/2003.11_FKA_AgentesInteligentes-personalizacaoInformacao-PFV.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2006.         [ Links ]

MOLINA, L.G.; VALENTIM, M.L.P. Gestão do conhecimento em ambiente web. In: ENCUENTRO ASOCIACIÓN DE EDUCADORES E INVESTIGADORES DE BIBLIOTECOLOGÍA, ARCHIVOLOGÍA, CIÊNCIAS DE LA INFORMACIÓN Y DOCUMENTACIÓN DE IBEROAMÉRICA Y EL CARIBE. 7., 2006, Marília. Anais...  Marília: UNESP, 2006.         [ Links ]

MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999. 288p.         [ Links ]

NAVES, S.F.; ALMEIDA JUNIOR, O.F. A mediação da informação: seus enfoques no desenvolvimento de coleções. In: Jornada Nacional de Iniciação Científica, 2004, Cuiabá. Anais..., Cuiabá: UFMT, 2004. Disponível em: <www.pec.uem.br/dcu/VII_SAU/Trabalhos/6-laudas/NAVES,%20Simone%20 Ferreira.pdf >. Acesso em: 10 ago. 2007.         [ Links ]

NEVES, D.A. Ciência da informação e cognição humana: uma abordagem do processamento da informação. Ciência da Informação, v.35, n.1, p.39-44, 2006.         [ Links ]

RAMSDEN, A. Personalising library services at the open university. 2003. Disponível em: <http://www.cis.strath.ac.uk/research/seminars/0310_ramsden.html>. Acesso em: 19 mar. 2004.         [ Links ]

RENDA, M.E.; STRACCIA, U. A personalized collaborative digital library environment: a model and a application. Information Processing & Management, 41, p.5-21, 2005.         [ Links ]

RUAS, F.; MEIRA JUNIOR, W. E-personal: uma ferramenta para personalização de websites. 2000. Disponível em: <http://www.dcc.ufmg.br/pos/html/spg2000/anais/faruas/faruas.html>. Acesso em: 10 jan. 2005.         [ Links ]

SOUTO, L.F. Disseminação seletiva de informações: discussão de modelos eletrônicos. Encontros Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., n. esp., 1º sem.  2006.         [ Links ]

TORRES JÚNIOR, R.D. Combining collaborative and content-based filtering to recommend research papers. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.inf.ufrgs.br/gpesquisa/bdi/publicacoes/files/MastersDissetationRobertoTorres.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2007.         [ Links ]

TORRES, R. Personalização na Internet: como descobrir os hábitos de consumo de seus clientes, fidelizá-los e aumentar o lucro de seu negócio. São Paulo: Novatec, 2004.         [ Links ]

 

 

Recebido em 7/2/2007
Aceito em 18/9/2007

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License