SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número8Radicalismos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.4 n.8 São Paulo jan./abr. 1990

https://doi.org/10.1590/S0103-40141990000100001 

EDITORIAL

 

 

Este oitavo número de ESTUDOS AVANÇADOS explora um dos núcleos de pesquisa do IEA: a história das ideologias no Brasil e na América Latina, aqui voltada particularmente para os temas de cultura e identidade nacional. É em torno desse eixo que giram — mais ou menos proximamente — os ensaios de Antonio Candido, Carlos Guilherme Mota, Michel Debrun e Alfredo Bosi.

O trabalho pioneiro de Joseph L. Love, rastreando as fontes da teoria do subdesenvolvimento na cultura romena de entreguerras (com insuspeitados reflexos nas decisões econômicas do Brasil getuliano!), vem lançar nova luz sobre a formação de uma consciência terceiro-mundista.

Quanto ao trabalho de A. Stepan, traz à nossa consideração o debate sobre o parlamentarismo e presidencialismo, que, no caso brasileiro, é de evidente atualidade.

O presente número inaugura duas seções:

— a de CRIAÇÃO, que começa publicando originais e traduções de poetas também conhecidos como professores da Universidade de São Paulo;

— a REVISTA DAS REVISTAS, em que se transcreve, com a devida autorização, artigo julgado de mérito excepcional: o ensaio mordente de Celso Furtado nos parece um bom início.

A Editoria deixa consignado o seu agradecimento ao artista plástico Fred Jordan, que concorreu generosamente para a renovação do aspecto gráfico da revista.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons