SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número14A questão nacional: a modernização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.6 n.14 São Paulo jan./abr. 1992

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141992000100001 

EDITORIAL

 

 

Este décimo-quarto número de Estudos Avançados abre-se com a edição da palestra que Raymundo Faoro pronunciou no IEA em abril de 1992. Foi o mesmo ilustre historiador e cientista político que inaugurou a praxe das conferências do mês no Instituto em agosto de 1986. Distinguindo os conceitos de modernidade e modernização e aplicando-os à vida nacional, Faoro nos introduz na consideração dos valores econômicos e políticos contemporâneos, que é o tema de vários estudos aqui incluídos.

O trabalho de Francisco Iglesias sobre o encontro das culturas nos faz pensar o V Centenário dos descobrimentos ibéricos; o de Milton Santos induz a uma reflexão ambientalista geral: ambos guardam relação direta com 1992, ano da memória americana e, ao mesmo tempo, marco para a luta ecológica em escala mundial.

A natureza é também o fulcro de discursos epistemológicos que dela parecem distanciar-se ao extremo para melhor entendê-la e nomeá-la com as armas do conceito (ensaios de Paty, Papavero e Minoro Abe).

O artigo de Franklin Leopoldo e Silva sobre o ensino da Filosofia no curso médio ilustra o objetivo de um dos programas atuais do IEA: apertar os liames entre Educação e Cidadania.

Enfim, merecem leitura atenta, pela sua originalidade e o seu grau de envolvimento com a sociedade civil, as conclusões a que chegou o Fórum Capital/Trabalho, que reuniu os responsáveis pelas grandes entidades sindicais de trabalhadores e empresários. Que a Universidade de São Paulo tenha sido eleita como sede desse encontro, eis um fato auspicioso que confere outra dimensão à nossa vida institucional.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons