SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue15Ciclos de tempo e indicadores de tempos na história da Amazônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.6 no.15 São Paulo May/Aug. 1992

https://doi.org/10.1590/S0103-40141992000200001 

EDITORIAL

 

 

Este décimo-quinto número de Estudos Avançados volta-se quase interiamente para o trato de questões ambientais. Retomamos assim um tema fundamental que já foi objeto do número nove, dedicado ao Projeto Floram.

A realização da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro significou um avanço inegável da consciência ecológica em dimensão planetária; por essa razão, não poderia ser ignorada por um instituto universitário como o IEA, que vem animando desde a sua fundação uma área de pesquisas interdisciplinares em torno dos problemas do meio ambiente. Conforme poderá o leitor verificar, são numerosos os textos publicados quer por esta revista, quer pela Coleção Documentos, que versam sobre as interações, não raro funestas, que o ser humano tem mantido com a natureza, particularmente na faixa tropical da América do Sul.

A editoria julgou que um número centrado na Eco-92 deveria não somente transcrever a documentação básica extraída dos acordos internacionais, mas também divulgar ensaios que avaliassem o que foi feito e o que ainda resta a fazer. O dossiê apresenta a íntegra das convenções e princípios aprovados sobre clima, biodiversidade c florestas; editam-se no original inglês, já que ainda não foi liberada pelo Itamaraty a tradução diplomática oficial. Alguns dos comentários que acompanham o dossiê foram expostos na última reunião anual da SBPC à qual agradecemos a cortesia de nos ter cedido o direito de publicar as comunicações debatidas no workshop "Ecos da Eco-92" coordenado pelo professor Umberto Cordani.

Os trabalhos de Haffer e Vanzolini constituem uma reflexão inovadora sobre a teoria dos refúgios; para aferir a sua originalidade remetemos o leitor à apresentação que lhes faz, no corpo deste volume, o professor Aziz Ab'Sáber.

Este número inclui uma entrevista com o reitor da Universidade de São Paulo. Trata-se de um balanço crítico da reforma universitária implantada em todo o País no fim dos anos sessenta.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License