SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número17Da tradição à modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.7 n.17 São Paulo jan./abr. 1993

https://doi.org/10.1590/S0103-40141993000100001 

EDITORIAL

 

 

Este número de Estudos Avançados abre-se com um dossiê sobre as relações que se estabelecem entre projetos globais de desenvolvimento e os seus suportes básicos: o trabalho e a tecnologia. O leitor interessado poderá cruzar observações (feitas em diferentes artigos) sobre a situação educacional no Brasil e o uso intensivo de qualificação técnica promovida em países de industrialização tardia como Taiwan e Coréia do Sul. Comparaison n 'est pas raison, certamente, mas estimula o pensamento em busca de soluções que não cessam de urgir.

Parece, por outro lado, não haver saída para os impasses nacionais se não se levar em conta o papel do Estado. Em que medida seria verdadeira (e não "ideológica", no pior sentido do termo) a afirmação, hoje corrente, do seu gigantismo? Este é o tema do ensaio provocador de Wanderley Guilherme dos Santos apresentado ao seminário "Autoritarismo Social versus Democratização do Estado" que o IEA co-patrocinou em fevereiro de 93.

Nas páginas dedicadas à criação artística, Estudos Avançados tem o prazer de homenagear um dos maiores pintores brasileiros contemporâneos: Iberê Camargo.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons