SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue24Apresentação: de cara limpa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.9 no.24 São Paulo May/Aug. 1995

https://doi.org/10.1590/S0103-40141995000200001 

EDITORIAL

 

 

Estudos Avançados, perfazendo o seu vigésimo-quarto número, apresenta três dossiês que se vinculam organicamente ao exame de carências fundamentais da sociedade brasileira:

  • um primeiro conjunto de estudos centrados no que se convencionou chamar de nossa dívida social;

  • uma série de trabalhos voltados para o conhecimento preciso dos dados sobre a fome e a desnutrição, a que se tem chamado, não sem uma dose de eufemismo, problemas de segurança alimentar;

  • enfim, dois ensaios que põem em evidência a relação entre doença e sociedade, contemplando o teatro social em que a malária se reproduz e o enigma do aparecimento da Aids.

Tanto o primeiro quanto o segundo dossiê conheceram uma história de trabalho em equipe que honra a ciência brasileira empenhada na superação do atraso e da pobreza. No caso dos textos sobre a dívida social que foram apresentados à Cúpula de Copenhague em março de 1995, remetemos o leitor à lúcida introdução que para eles fez a Profª. Amélia Cohn sob o título "De cara limpa". Aí se dá conta do modo pelo qual se chegou à elaboração do Relatório e dos estudos transcritos, e se consignam os agradecimentos aos seus autores. De nossa parte, encarecemos o papel dos centros de pesquisa envolvidos no processo bem como a intermediação do Ministério das Relações Exteriores que levou a Copenhague o Relatório Brasileiro sobre o Desenvolvimento Social e nos facultou a sua publicação.

O segundo dossiê resultou de uma iniciativa do Conselho dos Reitores das Universidades Brasileiras, que solicitaram à Reitoria da USP (e esta, ao IEA) uma contribuição acadêmica à Campanha contra a Fome em boa hora desencadeada por Herbert de Souza (Betinho). O IEA acolheu a proposta, constituindo uma comissão de especialistas que, sob a direção do Prof. Rodolfo Hoffmann, explorou os vários aspectos bio-sociais e políticos do tema.

No campo da revisão histórica, este número dedica uma seção à Análise da Guerra do Paraguai, repondo o assunto controverso das suas relações com o imperialismo britânico.

Nas páginas dedicadas à criação figura um conto inédito de um dos melhores narradores brasileiros contemporâneos: Autran Dourado.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License