SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número42Educação hoje: questões em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.15 n.42 São Paulo maio/ago. 2001

https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200001 

EDITORIAL

 

 

ESTUDOS AVANÇADOS retoma, neste número, o tratamento de um dos problemas cruciais da sociedade brasileira: a educação. Os princípios que norteam a MESA-REDONDA de abertura foram: a escolha de temas nucleares e a abertura a pontos de vista diferenciados. Três são os eixos temáticos: a formação dos professores; o exame do regime de ciclos ainda em fase de implantação; o financiamento do ensino básico.

As intervenções apresentam perspectivas ora convergentes, ora divergentes, o que é salutar para o debate democrático. O leitor conhecerá as iniciativas do governo federal, alguns projetos estaduais e municipais e as análises de mestres de nossas Faculdades de Educação, bem como de especialistas em financiamento escolar. Nem faltará a voz da experiência direta de um calejado diretor de escola pública na periferia de São Paulo. Assim, ao lado da informação oficial idônea, obtivemos a interpretação e a crítica do processo nos seus vários momentos.

Os artigos que se seguem à transcrição da mesa-redonda contemplam aspectos fundamentais da educação básica e da universidade brasileira. Por entre as diferenças de objeto e de estilo um ideal costura todos os textos: O APERFEIÇOAMENTO DA NOSSA ESCOLA PÚBLICA. As deficiências apontadas não são poucas, mas devem ser supridas por uma ação enérgica do Estado (que recebe da população os recursos para alocá-los no sistema educacional) e da sociedade civil, a primeira interessada em elevar a qualidade do ensino público. Chamamos a atenção para as tabelas que integram o dossiê: há índices animadores de aumento de vagas no ensino básico; mas continuam agudíssimos os problemas da qualidade do ensino e da remuneração dos professores primários.

A editoria deixa consignado o seu agradecimento ao professor Nílson José Machado, solícito promotor e participante da MESA-REDONDA sobre educação fundamental.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons