SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número47És o avesso do avesso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.17 n.47 São Paulo jan./abr. 2003

https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000100001 

Editorial

 

 

ESTUDOS AVANÇADOS enceta, neste seu 47º número, a publicação de uma série de textos centrados em uma das maiores metrópoles do planeta: São Paulo. Os aspectos a serem trabalhados são numerosos: a cidade vivencia um emaranhado de problemas que desafiam o urbanista e, mais dramaticamente, o administrador público reptado a enfrentar desafios que crescem de modo inexorável.

Para este primeiro dossiê a Editoria elegeu três blocos temáticos: o trabalho, a violência e a água. Os dois primeiros acham-se imbricados. A marginalidade tem a ver com a exclusão que, por sua vez, é sub-produto do desemprego em massa. Quanto à escolha do problema da água, está vinculada à temática mais abrangente da qualidade de vida da metrópole, a ser explorada no dossiê São Paulo II previsto para o número de agosto de 2003.

Seções especiais foram dedicadas à legislação urbana, à memória da cidade e a imagens da antiga e nova São Paulo. Publicamos também textos de reflexão sobre direitos de cidadania que continuam a exigir a "eterna vigilância" dos regimes que se desejam democráticos.

ESTUDOS AVANÇADOS agradece aos núcleos de pesquisa e às instituições que, dentro ou fora da Universidade de São Paulo, contribuíram com dados indispensáveis ao bom entendimento das matérias tratadas nesta edição.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons