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Print version ISSN 0103-6513

Prod. vol.8 no.2 São Paulo Dec. 1998

https://doi.org/10.1590/S0103-65131998000200004 

Estratégia e ecologia: um estudo de caso

 

 

Valmir Emil Hoffmann, M.Sc

Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI. Rua Santos Dumont, 1439 88350-000 Brusque/SC, e-mail: hoffmann@cia.com.br

 

 


RESUMO

Com a Revolução Industrial, o uso dos recursos naturais sofreu um grande incremento.
Devido sua limitação, a necessidade de lidar com o desenvolvimento e com a preservação do meio ambiente ecológico cria uma das questões mais importantes da atualidade. Assim sendo, a relação entre as empresas e o meio ambiente é o ponto chave para se tentar atenuar o impacto do homem sobre a natureza.
O efeito da globalização faz com que a dimensão ecológica, que já possuía interesse global, ganhe força, a ponto das nações mais desenvolvidas encontrarem na defesa da ecologia, uma barreira conveniente aos produtos concorrentes em seus mercados.
Dentro desse contexto, as empresas brasileiras buscam alternativas, tanto para atender a intensa fiscalização governamental, dentro do Brasil, como também para continuar participando da competição naqueles mercados mais desenvolvidos, onde as barreiras não tarifárias, de apelo ecológico, bloqueiam o ingresso de seus produtos.
O caso da Hering Têxtil, uma das mais importantes industrias têxteis do mundo, é apresentado. A empresa é um referencial relevante dentro dessa discussão. A relação da empresa com a variável ecológica e sua visão estratégica são consideradas com vistas a elucidar a maneira como ela tem tratado a questão, tanto como ameaça quanto como oportunidade.


ABSTRACT

With the Industrial Revolution, the use of natural resources has improved a lot. Because their limitation, the necessity of dealing with development and environmental preservation creates one of the most important question of nowadays. Then the relation between enterprises and environment is a key point to try to decrease the impact of man over natural enviroment. The case of Hering Têxtil, one of the most important textil industries worldwide, is presented. Its relation with enviroment and the strategic view is considered.

Key words: 1.Ecology 2. Ecologic variable. 3.Ecologic administration. 4.Strategic planning.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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Recebido em: 04/04/97
Recebido após modificações: 23/04/98
Aceito em: 12/11/98
Publicado em: 25/03/99

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