SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Automatic generation of control solution for resource allocation using Petri net model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513On-line version ISSN 1980-5411

Prod. vol.19 no.1 São Paulo Jan./Apr. 2009

https://doi.org/10.1590/S0103-65132009000100001 

EDITORIAL

 

 

Prezados Leitores

Antes de começar a falar sobre o conteúdo do número um do volume dezenove gostaria de fazer um comunicado importante sobre a submissão de artigos para a Revista Produção. No ano passado pleiteamos verba em atendimento ao edital do CNPq e fomos contemplados. Com esta verba foram feitos esforços de se criar um sistema para submissão eletrônica. Depois de muitas idas e vindas, o sistema está pronto. Antes mesmo desta divulgação vários membros da comunidade já submeteram artigos eletronicamente. Gostaria de ressaltar que estamos em fase de teste e como todo sistema sujeito a imperfeições e melhorias.

Os assuntos dos artigos do número um do volume dezenove são bastante variados.

Começamos com um artigo escrito por Nakamoto, Miyagi e Santos Filho sobre a geração automática de solução de controle de alocação de recursos com o emprego do modelo de Petri-Net. A seguir Fioriolli e Fogliatto apresentam uma modelagem do efeito chicote em ambientes com demanda e lead time estocásticos sujeita a uma política de tratamento de excessos de estoque. Os professores Mauri e Lorena desenvolvem uma nova abordagem para o problema dial-a-ride. Rodrigues e Sellitto fazem uma análise de desempenho de fornecedores de uma empresa de manufatura apoiada em análise de aglomerados.

A seguir, Campos e Medeiros detalham um modelo de integração de sistemas de gestão; Nobre e Barros Neto propõem um processo de desenvolvimento de um produto imobiliário aplicado em um estudo exploratório em uma incorporadora; Miguel, através de uma Pesquisa-ação, implanta o QFD para o desenvolvimento de novos produtos.

Sobre as possíveis interações entre o desenvolvimento sustentável e a logística de combustíveis foi o tema abordado por Benedetti, Lima, Melatto e Silva; em seguida Wanke e Hijjar abordam sobre os exportadores brasileiros através de um estudo exploratório das percepções sobre a qualidade da infra-estrutura logística.

Gonçalves, Lima e Costa estudam sobre a adoção de práticas de gestão do conhecimento em organizações cooperativas; Batiz, Santos e Licea contribuem com uma pesquisa sobre a postura no trabalho dos operadores de checkout de supermercados e Santos, Lima, Motta e Murta falam sobre a terceirização e saúde do trabalhador abordando sobre a não regulamentação do trabalho e não regularização da atividade.

Godinho Filho e Uzsoy avaliam o efeito da redução do tamanho de lote e de programas de melhorias contínua no estoque em processo e na utilização através de um estudo com a abordagem híbrida de dinâmica de sistemas. E para finalizar, Figueiredo promove um estudo da difusão da tecnologia móvel celular no Brasil com o emprego de dinâmica de sistemas.

Boa Leitura para todos!

 

Linda Lee Ho
Editora

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License