SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Review deals with different MicroRNAs and its role in embryonic development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.41 no.1 Santa Maria  2011

 

Herbicida glifosato reduz a eficiência nutricional de soja resistente ao glifosato

 

 

Pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP, Piracicaba, São Paulo, descobriram que o herbicida glifosato interfere de forma negativa na nutrição mineral da planta de soja resistente ao glifosato. A pesquisa foi publicada no periódico Ciência Rural, número 41, de janeiro de 2011.

A pesquisa utilizou como unidade experimental um vaso contendo 11kg de substrato com duas plantas por vaso. Os tratamentos foram arranjados com cinco níveis do fator Manganês (0, 20, 40, 60 e 80mg dm-3) e cinco de glifosato (0, 0,648; 1,296; 1,944 e 2,59kg i.a. ha-1). No período vegetativo da planta, se aplicou o glifosato. Após 20 dias, os pesquisadores avaliaram o material da planta, separando em raízes e caule e folhas.

Os resultados indicam que a aplicação do herbicida glifosato interferiu de forma negativa na eficiência nutricional da planta e nos teores totais de N, Mn, Cu, Zn e Fe. A utilização do herbicida reduziu o número de nódulos e a produção de massa seca. Além disso, não houve influência na resposta das plantas com relação ao fator Mn.

A importância desta pesquisa está em avaliar os resultados das aplicações do herbicida glifosato, que vem sendo aplicado de três a quatro vezes na soja resistente ao glifosato durante o ciclo da cultura. "O que vem se observando nas condições de campo é que os produtores rurais vêm aplicando doses acima do recomendado pelos fabricantes de herbicidas, fato que leva a problemas na nutrição mineral da planta", afirma o pesquisador Adermar Pereira Serra. Diante dos resultados obtidos, Ademar sugere que os agricultores reduzam as doses de glifosato nas aplicações do herbicida, seguindo as recomendações técnicas.

Esse estudo inova ao buscar esclarecimentos com relação à utilização de glifosato e as consequências para a nutrição mineral desta variedade de soja. Segundo Ademar, há muitas indagações na comunidade científica sobre esse tema, no entanto, muito ainda precisa ser estudado.

 

 

Pesquisador
Ademar Pereira Serra
E-mail: ademar.serra@hotmail.com

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License