SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Research shows efficiency of PCR to detection of Salmonella in poultry carcasses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.42 no.1 Santa Maria Jan. 2012

 

Pesquisa mostra que dieta de peixe pode influenciar na composição do seu filé

 

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) avaliaram a incorporação de ômega-3 EPA (eicosapentaenóico) e DHA (docosahexanóico) no tecido muscular de tilápias e comprovaram que dieta do peixe pode influenciar na composição do seu filé. A pesquisa foi publicada no periódico Ciência Rural, v. 42 n. 1, de janeiro de 2012.

O experimento foi conduzido em tilápias do Nilo alimentadas com dietas suplementadas com diferentes níveis de silagem de cabeça de camarão Litopenaeus vannamei (0, 4, 8, 12 e 16%). Os pesquisadores analisaram os teores de EPA, DHA e lipídios totais das dietas e dos tecidos musculares das tilápias. Os teores de lipídios totais variaram entre 6,70 a 10,30% nas dietas e 0,79 a 1,37% no tecido muscular.

Houve um aumento nos teores de ômega-3 (r=0,92) com a inclusão da silagem na dieta. Foi observada incorporação de 0,59% (1,34mg 100g-1) e 9,5% (40,50mg 100g-1) de EPA e DHA, respectivamente, no tratamento com 16% de silagem na dieta. A inclusão de 16% da silagem ácida de cabeça de camarão na dieta das tilápias aumentou significativamente os níveis de incorporação de EPA e DHA no filé.

Segundo a pesquisadora Caroline Nunes Costa, a importância do trabalho está em mostrar o aproveitamento da silagem de camarão, geralmente descartado durante o beneficiamento do camarão, para enriquecimento da dieta de peixes. “Os peixes de água doce possuem baixos teores de ômega 3 na sua carne. Isso pode ser modificado de acordo com a dieta deles”.

A utilização da silagem do camarão na dieta de peixes poderá resultar em grande benefício para os consumidores de carne, por ser um ingrediente alternativo de baixo custo para a nutrição de peixes e trazer resultados positivos, como o alto teor de ômega 3 incorporado ao filé.

 

 

Contato: Carolina Nunes Costa
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife, PE - Brasil
E-mail: carolncosta@yahoo.com.br

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License