SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Panicum maximum desiccation does not diminish the toxicity of grass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.42 no.11 Santa Maria Nov. 2012

 

Kit ELISA comercial é alternativa para o diagnóstico de fasciolose hepática

 

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro compararam testes de diagnóstico e demonstraram que o kit ELISA comercial é uma alternativa viável para o diagnóstico de fasciolose hepática em bovinos. O estudo foi publicado no periódico Ciência Rural, v.42, n.11, de novembro de 2012.

Os pesquisadores coletaram fezes e avaliaram macroscopicamente os fígados de 81 bovinos, dos quais 45 tiveram os fígados condenados por fasciolose hepática. Duas frações de cada amostra de fezes coletadas foram separadas e uma delas foi armazenada em um congelador para posterior realização do ELISA. A outra fração foi processada segundo uma técnica de sedimentação fecal para diagnóstico de ovos de Fasciola hepatica.

O kit ELISA demonstrou ser mais sensível se comparado ao exame coproparasitológico, pois apresentou sensibilidade de 75,6% em comparação aos 51% do outro exame. Os resultados obtidos pelo kit ELISA comercial não diferiram dos obtidos ao abate, mas o exame coproparasitológico diferiu do abate na detecção de animais positivos.

Segundo a pesquisadora Isabella Martins, o estudo demonstra que o kit ELISA comercial é mais uma alternativa para o diagnóstico de fasciolose hepática além do exame coproparasitológico, que já é tradicionalmente usado.

 

 

Pesquisador:
Isabella Vilhena Freire Martins
E-mail: ivfmartins@gmail.com
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Agropecuário.
Centro De Ciências Agrárias
Alto Universitário sem numero,
Centro
29500-000 - Alegre, ES - Brasil - Caixa-postal: 16
Telefone: (28) 35528960
Ramal: 3474

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License