SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Research describes bluish-purple pigmentation found in carcasses in sheep in the Brazilian northeastern region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.43 no.2 Santa Maria Feb. 2013

 

Rendimento do milho é inferior no sistema de monocultura

 

 

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina descobriram que as podridões da base do colmo do milho têm maior incidência em monocultivo. A pesquisa foi publicada no periódico Ciência Rural, v.43, fascículo 2, de fevereiro de 2013.

O estudo quantificou os efeitos do monocultivo de milho, da rotação de culturas com o feijoeiro e da adubação nitrogenada na incidência de PBC e GA, nos teores de fumonisinas, peso de mil sementes (PMS) e no rendimento de grãos de milho. Para isso, os pesquisadores utilizaram o delineamento experimental em blocos casualizados com parcelas subdivididas e quatro repetições por tratamento. Na parcela principal, foram testados três híbridos de milho: P30F36, AS 1575 e Maximus. Nas subparcelas, os pesquisadores avaliaram a resposta dos híbridos a cinco doses de nitrogênio, equivalentes a 0; 75; 140; 215 e 290kg de N ha-1, em ambos os sistemas de cultivo.

Os pesquisadores não observaram diferenças significativas para os valores médios de PBC, fumonisina e rendimento de grãos nos dois sistemas de cultivo avaliados. Para os valores médios de GA e PMS, ocorreram diferenças entre híbridos somente quando cultivados em rotação de cultura. A incidência dos parâmetros PBC e GA, quando em monocultura, foi superior aos encontrados quando cultivado em rotação de culturas. As variações médias do PMS e rendimento de grãos foram superiores quando em rotação, se comparados ao sistema de cultivo em monocultura.

O estudo inova ao mostrar que os teores de micotoxinas não são influenciados pelos sistemas de cultivo, o que ainda não havia sido demonstrado por nenhum estudo da área. Segundo o pesquisador João Américo Wordell Filho, a pesquisa ainda demonstrou a não relação da presença do patógeno com a produção de micotoxinas.

Na prática, os resultados podem ser utilizados como estímulo para a rotação de culturas no sistema de cultivo do milho, já que o rendimento de grãos no sistema de cultivo de rotação é superior comparativamente ao sistema da monocultura.

 

 

Pesquisador:
João Américo Wordell Filho

E-mail: wordell@epagri.sc.gov.br
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Epagri.
Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar - Cepaf
89801-970 - Chapeco, SC - Brasil - Caixa-postal: 791
Telefone: (49) 33610600
Ramal: 615

Pesquisador:
Evandro Spagnollo

E-mail: spagnollo@epagri.sc.gov.br
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Epagri.
Servidão Ferdinando Tusset, s/nº
São Cristóvão
89801970 - Chapecó, SC - Brasil
Telefone: (49) 33610600
Ramal: 622
Fax: (49) 33610633

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License