SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Research tests efficiency of alternative methods for diagnosis of microorganisms in swine carcasses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.43 no.6 Santa Maria June 2013

 

Pesquisa determina ocorrência de E.coli em estabelecimento habilitado à exportação

 

 

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro, e do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento demonstraram o perfil da ocorrência de E.coli genérica em carcaças bovinas na prática das atividades rotineiras de um matadouro. O estudo foi publicado no periódico Ciência Rural, v.43, n.6, de Junho de 2013.

O estudo tinha o objetivo de identificar as possíveis variações no ano de 2010 de ocorrência de E.coliem carcaças bovinas em um estabelecimento sob inspeção federal habilitado à exportação. Para isso, os pesquisadores coletaram 1111 amostras de suabe de superfície de meias carcaças bovinas, que foram analisadas pela metodologia Petrifi lm™. A ocorrência encontrada foi de 4,4%, não sendo significativamente afetada pelas estações de seca e chuva. As maiores ocorrências foram observadas nos meses de setembro (8,7%) e outubro (16,7%).

Segundo o pesquisador Leandro Casagrande, a maior ocorrência do microorganismo pode ter sido influenciada pelo sistema de criação dos animais, pois houve um maior abate de animais confinados nos meses de setembro e outubro. "Podemos também relacionar a E.coli aos procedimentos operacionais, já que há uma ocorrência significativamente maior no primeiro turno de abate em comparação com o segundo", analisa o pesquisador.

Na prática, a identificação da ocorrência do microorganismo em determinado estabelecimento serve como base para todo o programa de redução de patógenos do mesmo e de outros similares. O estudo também serve como um alerta para que os órgãos governamentais atentem para a necessidade da determinação de uma ocorrência nacional do E. coli. "A verificação da ocorrência nacional deste micro-organismo ajudaria a subsidiar ações governamentais de melhoria e verificação de processos em matadouros frigoríficos", afirma Leandro.

 

 

Pesquisador:
Leandro Casagrande

E-mail: leandro.casagrande@agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Rodovia MT 358, Km 05
78300-000 - Tangara da Serra, MT - Brasil
Telefone: (65) 33113800

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License